segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
28.3 C
Timbó
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Lacen descarta contaminação por alimentos em CEI de Santa Maria, em Benedito Novo

Data:

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) divulgou, na tarde desta segunda-feira, dia 09 de fevereiro, o resultado das análises realizadas em amostras de alimentos do Centro de Educação Infantil Madre Maria Avosani, localizado no bairro Santa Maria, em Benedito Novo.

De acordo com o laboratório, todas as amostras testaram negativo para qualquer tipo de contaminação alimentar.

Com base nos exames e na avaliação técnica final, o Lacen concluiu que o episódio registrado na unidade foi provocado por uma virose causada pelo norovírus. Com isso, o caso foi oficialmente encerrado, afastando a hipótese de contaminação por alimentos.

A secretária municipal de Educação, Janaína Klitzke Carvalho, afirmou que, mesmo com a confirmação de que a origem do problema não está relacionada à alimentação servida no CEI, todas as unidades escolares municipais seguirão mantendo os protocolos rigorosos de manipulação de alimentos e de higienização dos ambientes.

Entenda o caso

A Secretaria de Educação informou, no dia 6 de fevereiro, que, devido ao aumento de casos de virose na Creche Madre Maria Avosani, o atendimento do CEI foi suspenso a partir da tarde de sexta-feira, dia 06 e durante a segunda-feira, dia 09.

Durante esse período, foi realizada a descontaminação completa do espaço.

As turmas do Pré 1 e Pré 2, que iniciaram o ano letivo na segunda-feira, dia 09, teriam aulas normalmente no espaço da Escola Tercílio Longo, localizada ao lado do CEI.

A orientação repassada pela Secretaria foi de que, em caso de sintomas, as famílias procurassem imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, no município de Benedito Novo, no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.