O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) divulgou, na tarde desta segunda-feira, dia 09 de fevereiro, o resultado das análises realizadas em amostras de alimentos do Centro de Educação Infantil Madre Maria Avosani, localizado no bairro Santa Maria, em Benedito Novo.
De acordo com o laboratório, todas as amostras testaram negativo para qualquer tipo de contaminação alimentar.
Com base nos exames e na avaliação técnica final, o Lacen concluiu que o episódio registrado na unidade foi provocado por uma virose causada pelo norovírus. Com isso, o caso foi oficialmente encerrado, afastando a hipótese de contaminação por alimentos.
A secretária municipal de Educação, Janaína Klitzke Carvalho, afirmou que, mesmo com a confirmação de que a origem do problema não está relacionada à alimentação servida no CEI, todas as unidades escolares municipais seguirão mantendo os protocolos rigorosos de manipulação de alimentos e de higienização dos ambientes.
Entenda o caso
A Secretaria de Educação informou, no dia 6 de fevereiro, que, devido ao aumento de casos de virose na Creche Madre Maria Avosani, o atendimento do CEI foi suspenso a partir da tarde de sexta-feira, dia 06 e durante a segunda-feira, dia 09.
Durante esse período, foi realizada a descontaminação completa do espaço.
As turmas do Pré 1 e Pré 2, que iniciaram o ano letivo na segunda-feira, dia 09, teriam aulas normalmente no espaço da Escola Tercílio Longo, localizada ao lado do CEI.
A orientação repassada pela Secretaria foi de que, em caso de sintomas, as famílias procurassem imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, no município de Benedito Novo, no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina.





