Na quinta-feira (12), o calor combinado com a umidade disponível na atmosfera, favorece o desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e noite, em Santa Catarina. O risco é baixo a moderado para ocorrências asssociadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Grupo VIP de Notícias do JMV no WhatsApp
Mas o destaque fica para a sexta-feira (13), devido a passagem de uma frente fria que favorece a formação de temporais mais intensos em comparação aos dias anteriores.

Os temporais com chuva intensa começam no início da tarde, acompanhados por raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões, trazendo risco moderado a alto para ocorrências. Entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, há condições para chuva intensa com volumes elevados em curtos perídos de tempo, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas.
Na madrugada de sábado (14), as condições para temporais diminuem mas a chuva persiste no Litoral. Com isso, o risco aumenta nas áreas do Litoral Sul, para algamentos e enxurradas.
A SDC/SC reforça a importância em acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias nos nossos canais oficiais.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Fonte: DCSC





