O prefeito Flávio Germano Buzzi (PL) e a secretária de Saúde, Joice Stollmeier Kroenke, denunciaram, esta semana, nas redes sociais, um apagão nos sistemas de dados da Secretaria, uso indevido de programas piratas e o sumiço de telefones celulares de propriedade pública, ocorridos entre o final da gestão anterior e a posse dos novos dirigentes. O prefeito e a secretária anunciaram o registro de um Boletim de Ocorrência, na Polícia Civil, para apurar as denúncias e responsabilizar os autores do ato criminoso contra a administração pública.
Além de restabelecer a normalidade na Secretaria da Saúde, o prefeito Flávio Buzzi e a secretária Joice estão acionando os setores de inteligência da Prefeitura para recuperar dados e voltar à normalidade no atendimento da população. A fila de atendimentos será recuperada, graças ao uso de tecnologia.
O JMV solicitou à secretária Joice informações sobre eventuais atrasos no atendimento e ela, em Nota Oficial, comunicou que os procedimentos adotados vão minimizar os prejuízos no atendimento à população.
Nota Oficial
“Os cadastros das pessoas que estavam sem vínculos e foram desativados estão sendo reativados e, automaticamente, retornam para a fila de atendimento. Estamos reorganizando os fluxos para garantir que ninguém seja prejudicado. A equipe da secretaria está empenhada em restaurar esses cadastros o mais rapidamente possível, priorizando a continuidade dos serviços. Como medida preventiva, estamos implementando o uso do sistema SISREG para registro de demandas de procedimentos e exames. Em um segundo momento, as consultas especializadas também serão migradas para o SISREG. Essa mudança permitirá que os cidadãos acompanhem suas solicitações diretamente pelo site oficial listadeespera.saude.sc.gov.br, promovendo mais transparência e eficiência no atendimento e evitando situações semelhantes no futuro”.
A secretária de Saúde, Joice Stollmeier Kroenke, informa que, “já na próxima semana, será realizada uma reunião com o prestador de serviço de alimentação do sistema para evitar perdas de dados e solucionar as falhas que resultaram no desaparecimento de informações nos acessos dos computadores da Secretaria de Saúde. O foco principal neste momento é restaurar os serviços e garantir o pleno funcionamento do Sistema. Pedimos a compreensão da comunidade enquanto trabalhamos com agilidade para resolver essas questões. Reforçamos nosso compromisso em assegurar que os serviços de saúde continuem sendo prestados com qualidade, eficiência e transparência”.