O deputado estadual Marcos da Rosa (União Brasil) obteve a aprovação, na Assembleia Legislativa, de um projeto de sua autoria que proíbe comemorações de Halloween (Dia das Bruxas) nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O projeto ainda depende de sanção do governador Jorginho Mello (PL), mas o deputado acredita em sua aplicação já a partir de 2026. O Dia das Bruxas é comemorado em 31 de outubro e faz parte da tradição dos Estados Unidos, embora tenha adeptos em vários países.
Em sua exposição de motivos contrários ao Halloween nas escolas, o deputado Marcos da Rosa sustentou que a data não faz parte da tradição cultural brasileira, difunde a banalização da morte, desperta medo e pânico entre as crianças e pode resultar em casos de depressão, estímulo à violência e prejuízos ao rendimento escolar. O parlamentar citou estudos de universidades norte-americanas que, segundo ele, comprovam as bases de sua argumentação.
Marcos da Rosa acredita que o governador Jorginho Mello sancionará o projeto, por compartilhar de um pensamento conservador, voltado à defesa da tradição e da família. O deputado também apresentou a proposta em suas redes sociais, expondo os motivos da iniciativa e apelando para que a comunidade ajude a difundir o assunto. Para o parlamentar, a educação deve preparar o cidadão para a vida, ensinando boas práticas e projetando um futuro melhor para a sociedade.




