A candidata a prefeita pelo NOVO em Indaial, Ana Paula Reiter, ingressou com uma ação na Justiça denunciando o uso político da inauguração da quarta ponte sobre o rio Itajaí-Açu, no Centro de Indaial, marcada para domingo, dia 22 de setembro, sob a liderança do prefeito André Moser. A ponte é uma das maiores obras da atual gestão de Moser, que este ano encerra um período de oito anos de mandato, e homenageia seu então vice-prefeito, ZelirNezi, popularmente conhecido como Tirol.
A ação acusa a administração municipal de utilizar o evento, que conta com toda a estrutura paga pelo poder público, para beneficiar os candidatos do PL-PSD, Silvio Cesar da Silva e Jonas Lima, favorecendo-os pela escolha da data, dia 22, que corresponde ao número da chapa nas eleições. Além disso, há a divulgação de uma expectativa da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro no evento, fato que já foi descartado pelo PL estadual. O prefeito André Moser e os candidatos da coligação governista, Silvio e Jonas, já foram notificados pelo Juiz Eleitoral, Gustavo Bristot de Mello, para se manifestarem com urgência, a fim de não comprometer a decisão antes do evento.
Além disso, o Ministério Público notificou o Juiz Eleitoral de que a nomenclatura da ponte estaria sendo desvirtuada do verdadeiro nome do homenageado, ZelirNezi, conhecido comercialmente como Zelir Tirol, devido à sua ligação com a empresa de laticínios Tirol, com sede em Treze Tílias (SC).
O prefeito André Moser tem usado suas redes sociais para contra-atacar a ação, classificando-a como um ato de desespero da adversária Ana Paula, chegando a insinuar que ela estaria a serviço de outros candidatos. O Juiz Eleitoral, Gustavo Bristot de Mello, ainda está analisando os argumentos das partes e deve tomar uma decisão nas próximas horas.
Sobre ZelirNezi
ZelirNezi, natural de Arroio Trinta (SC), nasceu em 7 de fevereiro de 1953. Foi empresário do ramo de laticínios, chefe da Casan em Treze Tílias, vereador e presidente do esporte no mesmo município. Em 1999, mudou-se para Indaial, onde continuou atuando no setor de laticínios e se engajou ativamente em atividades esportivas e na igreja. Filiado ao Partido Social Democrata (PSD), foi eleito vice-prefeito de Indaial em 2016, na chapa com André Luiz Moser, sendo reeleito em 2020 na mesma parceria.
ZelirNezi faleceu em 14 de fevereiro de 2022, aos 69 anos, após complicações de saúde enquanto estava internado no Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Ele deixou enlutados sua esposa Márcia, quatro filhos e três netos.