A Prefeitura de Indaial inaugurou, no dia 29 de setembro, na sede da Polícia Militar, a Central de Monitoramento por câmeras em todas as unidades educacionais do município. O prefeito Sílvio César da Silva cumpriu a determinação da Lei Municipal nº 5.727, de 6 de novembro de 2019, que trata do assunto. Os investimentos no equipamento foram da ordem de R$ 2.023.500,00 e contarão com o apoio especial da Polícia Militar de Santa Catarina, visando à segurança das unidades escolares.
O ex-vereador indaialense Osvaldo Metzner, popular Santo Antônio, foi o autor do projeto de lei em 2019 e esteve presente ao ato inaugural, sendo citado pelo prefeito em sua manifestação. Nesta semana, Santo Antônio visitou o Jornal do Médio Vale (JMV) e fez questão de registrar o ato, lembrando que, quando apresentou o projeto, baseou-se em uma lei da capital Rio de Janeiro, que havia identificado e prevenido diversos casos de atentados contra crianças e educadores, devido à eficiência do sistema. “No início, muitos tiveram dúvida em apoiar o projeto, mas, naqueles dias, ocorreu um incidente contra crianças em uma creche em Blumenau e, então, o apoio foi unânime”, relembrou Santo Antônio.
O ex-vereador afirmou ainda que está colaborando com o gabinete do deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), que presidiu a Assembleia Legislativa em duas ocasiões e também apoia a iniciativa do município em trabalhar em parceria com a Polícia Militar (PM) neste monitoramento. A lei estabelece que os acessos e áreas internas das escolas sejam dotados de câmeras, ressalvados os sanitários e áreas privadas. Os equipamentos devem obedecer a critérios de qualidade, gravação de todas as imagens e transmissão para a Central, instalada na sede da PM.
Embora o projeto tenha sido aprovado e sancionado ainda em 2019, somente agora foi colocado em prática. Santo Antônio cumprimentou a administração municipal pelo cumprimento da lei e acredita que a medida proporcionará mais segurança às comunidades escolares.