26.9 C
Timbó
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Colunas

Ministro do STJ pede licença após denúncia de assédio

O ministro timboense Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entrou com pedido de licença médica na tarde de ontem, dia 5 de fevereiro, autorizado pelo presidente do STJ, ministro Hermann Benjamin, para realizar tratamento de saúde, estando internado em uma unidade hospitalar de Brasília, capital da República.
Buzzi está sendo acusado, por uma jovem de 18 anos, de tê-la assediado sexualmente no dia 9 de janeiro, em Balneário Camboriú, o que ele nega veementemente.


Segundo a denúncia da jovem, ela estava hospedada no apartamento do ministro Buzzi, em Balneário Camboriú, juntamente com seus pais, quando foi tomar banho de mar. Em determinado momento, o ministro se aproximou, demonstrando estar “atesuado”, e teria lhe assediado em mais de uma oportunidade, sendo rejeitado pela vítima. A jovem saiu imediatamente da água e foi até seus pais para comunicar o ocorrido, deixando claro que não tinha dúvida sobre a investida de Marco Aurélio na tentativa de manter relação.


Os pais, indignados e solidários à filha, recolheram imediatamente seus pertences no apartamento e seguiram rumo a São Paulo, onde residem. Na capital paulista, registraram boletim de ocorrência, e o caso passou a ter grande repercussão. O assunto ganhou as manchetes da imprensa nacional e internacional. Entidades como a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, associações de magistrados e entidades de defesa da mulher manifestaram a necessidade de apuração rigorosa dos fatos.


O ministro Buzzi nega as acusações e afirma que tudo não passou de um mal-entendido. Ele também está sendo investigado em outro processo, desta vez relacionado à atuação de sua filha em um escritório de advocacia que possui ações no STJ e que seriam julgadas pelo ministro. O assunto envolve outros ministros da Corte.


Marco Aurélio Buzzi é ministro do STJ desde o ano de 2013, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Foi juiz de comarca, desembargador e chegou ao cargo de ministro por mérito na carreira. Buzzi é filho dos saudosos professores Gelindo Sebastião Buzzi e Apolônia Gastaldi (ambos falecidos).


Ele é natural de Timbó, onde realizou seus estudos até o ensino secundário, em escolas públicas. Estudioso, conseguiu ser aprovado na magistratura, um funil pelo qual apenas candidatos altamente preparados conseguem passar.
A indicação de Marco Aurélio ao STJ foi muito reverenciada à época, com homenagens especiais em Timbó e também com a participação de autoridades e lideranças locais na cerimônia de posse, em Brasília. Que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos pelas autoridades competentes, para a preservação da imagem da Justiça.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.