O prefeito de Timbó, Jorge Krüger (PP), lançou, nesta semana, um edital de licitação para a implantação de uma usina de energia fotovoltaica, que prevê a geração de até 1 MWh de energia por mês, suprindo todas as necessidades de consumo dos 46 prédios públicos, que incluem a administração direta, unidades escolares, unidades de Saúde, Policlínica, museus, Secretaria de obras e demais dependências. Os investimentos previstos giraram em torno de R$ 5 milhões e gerarão uma economia anual de R$ 1,6 milhão, amortizando o financiamento em menos de quatro anos.
A usina será implantada junto ao complexo do Parque Girassol, que é um antigo aterro sanitário que se tornou um modelo nacional e internacional de tratamento de resíduos sólidos coletados em 15 municípios associados ao Cimvi. A usina será de propriedade da Prefeitura de Timbó, e os investimentos serão garantidos por meio de um financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que abrange os três estados do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em convênio internacional com o Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Agence Française de Développement (AFD).
Todo o processo de contratação foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Timbó. O prefeito Jorge Krüger afirmou que Timbó será uma das cidades pioneiras no Brasil a implantar uma usina para suprir todo o seu consumo de energia, utilizando um sistema de geração renovável que se pagará em pouco tempo, ajudando na questão ambiental e possibilitando, a médio prazo, uma sobra de recursos para investimentos em outras áreas.