Um momento ímpar para lembrar da história, analisar o presente e projetar o futuro, assim foi a noite do dia 16 de maio, no Vallezio Spazio Del Vale, quando da solenidade dos 50 anos de fundação da Associação Empresarial do Médio Vale do Itajaí (Acimvi). A cerimônia iniciou com um manifesto de respeito e solidariedade aos irmãos do estado do Rio Grande do Sul, pelas vidas perdidas em função das recentes intempéries climáticas. A homenagem incluiu uma citação do hino riograndense: “mas não basta, para ser livre, ser forte, aguerrido e bravo. Povo que não tem virtude acaba por ser escravo. Mostremos valor, constância, nesta ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra”.
O protocolo destacou a importância de uma associação empresarial organizada na defesa dos interesses econômicos perante o mercado, as autarquias, os poderes públicos (federal, estadual e municipal) e toda a sociedade civil organizada. A Acimvi tem como objetivos gerar novos negócios, fortalecer empresas através de serviços e soluções, incentivar e investir na capacitação das pessoas, ampliar a competitividade e a inovação, gerar representatividade através de pleitos micro e macrorregionais e superar dificuldades para a obtenção de benefícios comuns.
Após 50 anos de fundação, a Acimvi reuniu um grupo seleto de empresários, representantes de entidades e autoridades para celebrar a visão holística e empreendedora daqueles que a precederam e que, com suas habilidades, criaram um sistema empresarial organizado, agora reconhecido no Médio Vale do Itajaí e em todo o estado de Santa Catarina (SC), reunindo 550 empresas.
A programação da solenidade incluiu a apresentação de um vídeo institucional da Acimvi, que contou com imagens e cenas de parques fabris de diversas empresas parceiras.
A mesa de honra foi composta pela presidente da Acimvi, Lúcia Giovanella da Silva; pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Elson Otto; pelo prefeito de Timbó, Jorge Augusto Krüger; pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Timbó (Simmmet) e 1º diretor-secretário da Federação das Indústrias do Estado de SC, Edvaldo Angelo, representando o presidente, Mário Cezar de Aguiar; e pelo vereador municipal e ouvidor da Câmara Legislativa de Timbó, Adriano José da Silva.
De acordo com mestre de cerimônias é importante destacar que, há meio século, um grupo visionário de empresários e profissionais liberais uniu-se para formar uma entidade que se tornaria um ícone empresarial no Médio Vale do Itajaí. Na data, celebra-se com orgulho o cinquentenário de conquistas, inovações e progresso. Este marco simboliza o crescimento e a resiliência das empresas na região e destaca o papel vital da Acimvi na promoção e defesa dos interesses empresariais, moldando o cenário econômico local e regional.
A Acimvi foi pioneira em unir empresas de diferentes setores e promover a colaboração entre os municípios do Médio Vale do Itajaí. Desde seu início, a Associação abrange empresários de todas as localidades da região, como Timbó, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Ascurra. Hoje, é inegável o papel fundamental da Acimvi na catalisação do desenvolvimento e na promoção da autonomia e crescimento das diferentes comunidades empresariais locais.
Um momento marcante da solenidade foi a homenagem aos fundadores da Acimvi, datada de 16 de maio de 1974, na Sociedade Cultural de Timbó: os advogados Nereu Roepke e Dr. Hans Lorenz Jr., Nilton Theilacker, que foi o segundo secretário, e Alidor Pieritz, membro do Conselho Fiscal da primeira diretoria eleita. A direção também registrou agradecimento aos demais membros em memória por suas contribuições à constituição e condução da Acimvi.
Ao celebrar este jubileu de ouro, reflete-se sobre o impacto duradouro da Acimvi nas empresas e nas vidas dos empresários e empreendedores do Médio Vale do Itajaí. Programas de capacitação, networking, defesa de interesses e iniciativas de responsabilidade social moldaram não apenas o ambiente empresarial, mas a essência da comunidade. A Acimvi se tornou um farol de excelência, inspiração e oportunidade para gerações de empresários e líderes empresariais, graças à dedicação e doação voluntária de empresários que cederam seu tempo, inteligência e habilidades.
Foram nomeados todos os ex-presidentes da Acimvi e seus respectivos anos de mandato: Henrique Benecke (em memória) 1974/1975; Wolfgang Paul (em memória) 1975/1977; Gerhardt Donner (em memória) 1977/1982; Adalberto Roeder – presidência de 1982 a 1984 e de 2013 a 2015; Edvaldo Angelo – 1986 a 1988; Unírio Nestor Dalpiaz – 1988 a 1997; Mario Fávero, que foi vice-presidente por 11 anos e presidente por 16 anos, de 1997 a 2013; Jeter Reinert Sobrinho – 2014 a 2021; e Osmar Antonio Tomellin – 2021 a 2023.
Durante a solenidade, foram apresentados a atual diretoria e Conselho Fiscal da Acimvi, além do leque de serviços prestados pela entidade, com destaque para os nove núcleos setoriais e três núcleos multissetoriais que promovem a troca de informações, capacitação e eventos para melhorar os negócios dos participantes. A Acimvi participa efetivamente de diversos Conselhos Municipais, evidenciando sua importância junto aos municípios, além de ter participação na formação do Observatório Social do Brasil – OSB Timbó e na recém-inaugurada Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Acimvi.
A entidade conta com um time de profissionais que também foram homenageados por sua contribuição: Mirone Lenzi, Fernando Rodolfo Pamplona Neto, Ricardo Ribeiro Bartocz e Humberto Klitzke.
Para registrar a história para o futuro, a Acimvi, com apoio de várias empresas, lançou a Revista do Cinquentenário, que inclui fatos históricos, empresários fundadores, membros de diretorias, depoimentos, apoiadores, soluções empresariais, núcleos setoriais e multissetoriais, eventos e ações, pleitos municipais e regionais, homenagens, memória fotográfica e as empresas que apoiaram a produção da revista.
A solenidade foi concluída com mensagens de parabéns da presidente da Acimvi, Lúcia Giovanella da Silva, e demais integrantes da mesa, celebrando a história e a grandeza do trabalho desenvolvido pela Acimvi ao longo de 50 anos.
Para encerrar com chave de ouro, todos foram convidados a confraternizar ao som da HR JAZZ e a degustar um Finger Food preparado pela equipe do chefe Márcio Moser.