A oferta de novos conhecimentos é uma das principais premissas da Coordenadoria Regional de Educação de Timbó (CRE). Nesse sentido, os professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual participaram de uma palestra intitulada “Metodologias Ativas: desafios e possibilidades para a Educação no Ensino Fundamental e Ensino Médio”, ministrada pelo professor doutor da FURB, Maurício Capobianco Lopes.
Segundo o coordenador da CRE de Timbó, Antônio Márcio Pereira, devido ao grande número de professores da rede estadual vinculados à Coordenadoria, a palestra foi organizada em dois polos. No período matutino, ocorreu no auditório da Escola de Educação Básica Giovani Trentini, em Rio dos Cedros, com a participação dos professores das escolas estaduais de Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Timbó e Rio dos Cedros. Já no período vespertino, foi realizada no auditório da Escola de Educação Básica Professora Attela Jenichn, em Indaial, onde estiveram presentes os professores das escolas estaduais de Indaial, Rodeio e Ascurra.
Durante a palestra, o professor Maurício Capobianco Lopes destacou a importância do papel dos educadores frente às novas tecnologias que chegam às escolas, ressaltando a necessidade de estudo e planejamento das aulas para que os alunos compreendam os objetivos das atividades propostas. Um dos pontos altos da palestra foi a metodologia adotada pelo professor: enquanto apresentava o conteúdo teórico, ele envolvia os participantes em atividades práticas, utilizando diferentes metodologias ativas para demonstrar sua aplicação.
O coordenador da CRE enfatizou que “a palestra foi de extrema importância para repensar a prática pedagógica frente aos novos desafios. Afinal, os alunos que chegam à escola já dominam várias plataformas digitais, embora nem sempre de cunho pedagógico, e têm familiaridade com as tecnologias de forma geral”.
Para a supervisora de Ensino da CRE de Timbó, Camila Juliana Burger Dias, “esta palestra marca o início de um processo de formação continuada que será realizado ao longo de 2025. Neste primeiro momento, ocorreu a palestra com todos os professores, mas, no próximo ano, a proposta é trabalhar com os professores por área do conhecimento, aprimorando a prática pedagógica em sala de aula”.
A formação, realizada no final de outubro, foi fruto de uma parceria entre a Coordenadoria Regional de Educação de Timbó, através do setor de Ensino, e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), no âmbito do Programa Universidade Gratuita.