Com as palavras de Van Gogh: “Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar. Eu sonho minha pintura e então pinto meus sonhos”, a professora de Arte da Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, em Benedito Novo, Francine Marta Bianquini Ferrari, com o apoio da diretora Janice Leila Giovanella, descreve a realização da 1ª Exposição de Arte do educandário.
Francine explica que no dia 27 de maio de 2024 ocorreu a abertura da 1ª Exposição de Arte da Escola, que contou com a participação dos alunos das turmas do 6º ano 2, 8º ano 1 e 2, 9º ano 1, 2 e 3 do Ensino Fundamental II, e das turmas da 1ª série 1, 2 e 3, 2ª série 1, 2 e 3, e 3ª série 1, 2 e 3 do Ensino Médio.
Conforme a professora, as turmas do Ensino Médio desenvolveram atividades referentes aos 150 anos do Impressionismo, através dos artistas Claude Monet e Vincent Van Gogh. “O Impressionismo envolve pintura rápida, ao ar livre, com pinceladas precisas. Fizemos uma releitura da obra ‘A Ponte Japonesa’ de Monet. Sobre Van Gogh, escolhemos as obras ‘A Noite Estrelada’ e ‘Girassóis’. Além disso, abordamos os temas Cubismo (fragmentação e geometrização da forma) com Pablo Picasso, e Renascimento (humanismo, renascer na racionalidade) com Leonardo Da Vinci.”
As turmas do Ensino Fundamental II desenvolveram atividades sobre a artista mexicana Frida Kahlo, em comemoração aos 50 anos de sua morte neste ano. “A artista teve uma vida bastante sofrida, mas nem por isso deixou que as adversidades a impedissem de pintar. Entre os retratos e oratórios, trabalhamos também com as caveiras mexicanas.”
A Exposição ocupou o espaço do corredor inicial e duas salas temáticas: uma dedicada aos 150 anos do Impressionismo e outra à artista Frida Kahlo. Nessas salas, além das atividades expostas, os alunos assistiram a vídeos explicativos sobre os temas.
Todas as turmas da Escola, desde as Séries Iniciais até as Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, visitaram a Exposição.