“Sabe-se que a ludicidade tem uma grande importância na prática de ensino e significa a possibilidade de uma educação voltada para a formação integral da criança, abrangendo seus aspectos afetivos, emocionais e cognitivos”. Essa visão é compartilhada pela integradora de Ensino da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Graciela Juciane Minatti, e pela técnica Jociane Stolf.
As duas profissionais foram responsáveis pela oficina “O Reino Encantado das Letras e Números”, ministrada no final de junho para as assistentes Técnicas Pedagógicas/Especialistas (ATPs) das escolas com anos iniciais da CRE de Timbó. O evento foi realizado no auditório da Coordenadoria.
Segundo a supervisora de Ensino da CRE, Camila Juliana Dias, “a iniciativa envolveu a confecção de jogos pedagógicos dos componentes curriculares Matemática e Língua Portuguesa”. Camila explica que “a atividade teve como objetivo desenvolver jogos pedagógicos para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando a inserção de atividades lúdicas no planejamento pedagógico, que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. A oficina foi ministrada por Graciela Juciane Minatti e Jociane Stolf”.
Denise Butzke, ATP da Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, em Benedito Novo, que participou da oficina, afirma: “Com o desenvolvimento das tecnologias, percebo que muitos desses trabalhos lúdicos e práticos foram esquecidos. Esta oficina proporcionou um novo despertar para essa retomada, pois nem sempre a tecnologia está à nossa disposição em sala de aula. Ao construir jogos com os alunos, a experiência se torna muito mais valiosa e marcante para eles”.
Camila ressalta ainda que “a oficina também é um movimento para contribuir com o desenvolvimento das habilidades dos descritores das avaliações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. Espera-se que as ATPs possam levar os jogos desenvolvidos para suas escolas e replicar essa formação com as professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.