O projeto “Estações de Aprendizagem no Integral”, desenvolvido na Escola Municipal Nestor Margarida, em Timbó, foi selecionado para compor o edital de “Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”, do Ministério da Educação (MEC). O documento tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos.
A iniciativa escolhida de Timbó, voltada à alfabetização na idade certa, é baseada na organização do tempo pedagógico e dos ambientes de aprendizagem, com foco no estímulo à leitura, à escrita e ao letramento em múltiplas linguagens, especialmente no contraturno escolar. As estações são planejadas para respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem e promover o desenvolvimento integral das crianças, incentivando o engajamento dos estudantes.
A prática é resultado do trabalho coletivo da equipe escolar, com destaque para os professores do ensino integral da Escola Nestor Margarida, que utilizam criatividade, planejamento e sensibilidade pedagógica para garantir um ambiente acolhedor e de aprendizagem significativa.
Sobre o projeto nacional
A seleção foi feita pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Ao todo, 739 experiências de 25 estados foram destacadas e farão parte de um mapa interativo com lançamento previsto para outubro. Além disso, algumas iniciativas serão apresentadas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, nos dias 1º e 2 de outubro, na UFMG, e outras serão sistematizadas em cadernos de narrativas ou integrarão uma rede nacional de trocas.
A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral, que busca ampliar o tempo de permanência dos estudantes nas escolas públicas e garantir uma educação mais equitativa e de qualidade em todo o país.
Fonte: Secom/PMT