Quando o cuidado se torna parte do aprendizado, a educação ultrapassa os limites da sala de aula e passa a transformar vidas. É com essa proposta que Timbó conquistou espaço em um dos principais eventos de inovação e gestão pública do país. O município foi selecionado pelo edital Conecta SC: Espalhando Boas Ideias para apresentar uma de suas experiências educacionais de destaque durante o Summit Cidades 2026, que será realizado em Florianópolis.
A apresentação acontece no dia 23 de junho e levará ao evento a prática “Rede que Cuida: Saúde e Bem-Estar na Educação de Timbó”, com foco no projeto EducAção, dentro do eixo temático Governança, Gestão e Inovação. A seleção reconhece iniciativas que se destacam pela qualidade, pelos resultados alcançados e pelo potencial de inspirar outras cidades na construção de políticas públicas mais eficientes e humanizadas.
Representando o município, a secretária municipal de Educação, Mayra Elaine Milke Cipriani, será responsável por compartilhar a experiência desenvolvida pela rede de ensino timboense. A iniciativa reúne ações integradas voltadas à promoção da saúde, do bem-estar e do desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo a conexão entre educação, família e comunidade escolar.
O projeto EducAção faz parte de um conjunto de estratégias implantadas pela Secretaria Municipal de Educação para ampliar o cuidado com os alunos, valorizando práticas preventivas, o trabalho colaborativo e a construção de ambientes escolares mais acolhedores e saudáveis.
Para a secretária Mayra, a participação no Summit Cidades representa o reconhecimento de um trabalho construído coletivamente e uma oportunidade de compartilhar experiências que podem contribuir para o fortalecimento da educação em outros municípios.
“A apresentação da Rede que Cuida demonstra o compromisso de Timbó com uma educação que integra aprendizagem, saúde e bem-estar. É uma satisfação poder compartilhar esse trabalho e contribuir com o debate sobre inovação na gestão educacional”, destaca.
Além de apresentar os resultados alcançados, a participação no evento permitirá a troca de experiências com gestores, especialistas e representantes de cidades de diferentes regiões do país, fortalecendo o intercâmbio de boas práticas e novas ideias para a gestão pública.
O reconhecimento reforça o compromisso de Timbó com uma educação que coloca as pessoas no centro das ações, investindo não apenas no ensino, mas também na construção de uma rede de cuidado capaz de promover qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento para toda a comunidade escolar.





Crédito das fotos: Raphael Carrasco/PMT




