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sábado, 7 de setembro de 2024

Alimento e emoções: uma abordagem divertida e inovadora

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Os alimentos, quando vistos de uma maneira divertida e imaginativa, revelam-se não apenas como fontes de nutrientes, mas como companheiros que nos ajudam a enfrentar os altos e baixos emocionais do dia a dia. Eles nos animam, confortam e nos dão aquele empurrãozinho necessário nos momentos certos. Com essa premissa, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Timbó promoveu uma atividade de Educação Alimentar Nutricional (EAN) na Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz, em Rodeio, com a participação da nutricionista Carla Danieli Vera Pereira e da psicóloga Cristiane Aparecida Andreatta.

A diretora da Escola, Luciana Andréia Gadotti Pacher, destacou que “a atividade, realizada na primeira quinzena de julho, teve como objetivo mostrar como os alimentos podem interferir em nossas emoções e como as emoções influenciam nossas preferências alimentares. Essa ação contribui para mudanças de hábitos alimentares e incentiva uma vida saudável, favorecendo a saúde física e mental”.

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A nutricionista Carla Pereira relatou “a importância da educação prática, através de uma mesa posta com alimentos e degustação de chá, que podem ser consumidos em diversos momentos e ajudam a equilibrar nossas emoções”.

Carla também ressaltou a importância da interação com diferentes áreas do conhecimento para conectar-se de forma mais efetiva com os alunos, utilizando tendências do cotidiano, linguagem e expressões características desta fase do desenvolvimento humano.
De acordo com a psicóloga Cristiane Andreatta, refletir sobre como as emoções podem interferir em nossos hábitos alimentares e a importância de expressar nossos sentimentos e emoções de forma assertiva contribuem para nossa saúde mental.

Ela enfatizou que a temática foi abordada de maneira dinâmica e interativa, utilizando o filme “Divertida Mente 2”, que trata da relação entre alimentos e emoções e atrai a atenção dos adolescentes.

A diretora Luciana ainda avaliou que “espera-se que a ação desenvolvida contribua para que os alunos criem hábitos alimentares saudáveis e entendam a importância de uma vida saudável, o que consequentemente favorecerá a saúde física e mental”.

A supervisora de Ensino do CRE, Camila Juliana Buerger Dias, afirmou que “ações inter e transdisciplinares tornam a aprendizagem mais significativa, conectando os alunos a situações do mundo real, estimulando a compreensão da realidade e ligando elementos que passam entre, além e através das ciências, como foi o caso deste projeto que aliou psicologia e nutrição”.

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