A atleta Thuane Gonzaga se prepara para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, considerado um dos mais importantes do mundo na modalidade. Ela será a única mulher a representar Timbó na competição, que acontece no final de abril, em Barueri, São Paulo.
Para alcançar o alto nível e representar sua cidade e equipe, Thuane vem realizando de dois a três treinos diários, somando preparação física e academia. Além de atleta, ela é mãe, casada e empreendedora, e participa ativamente das competições ao lado da família — todos também praticantes do esporte.
Com o sonho de participar de campeonatos internacionais, como o Europeu e o Mundial, ela busca patrocinadores e apoiadores para viabilizar sua jornada e também contribuir para que possa estar no Campeonato Brasileiro. “As despesas são altas, principalmente porque competimos em família. Estamos em busca de patrocinadores que queiram apoiar esse sonho”, ressalta.
Além disso, a atleta destaca que pretende crescer ainda mais no esporte e se tornar uma inspiração para outras mulheres. “Tenho como meta crescer dentro do Jiu-Jitsu para motivar mais pessoas, principalmente mulheres, e mostrar que nunca é tarde para começar algo novo”, afirma.
Empresas ou pessoas interessadas em apoiar a atleta podem entrar em contato diretamente com ela através das redes sociais @thuanegonzagabjj. Ajuda também pode ser realizada via Pix – Chave 47996701228.
História no esporte
Em dezembro de 2023, Thuane começou a treinar Jiu-Jitsu. A decisão veio após muito incentivo, principalmente porque ela já acompanhava de perto os treinos da filha mais velha, Maria Eduarda. O que era apenas apoio se transformou em paixão.
Apesar de sempre ter admirado o universo das lutas, tendo influência de seu pai, que também praticava, ela acreditava que já havia “passado da idade” para iniciar no esporte. Mas, motivada principalmente pelas filhas Maria Eduarda (12 anos)e Gabriella (7 anos), que já colecionam inúmeros títulos, iniciou no esporte.

O ponto de virada para Thuane veio em janeiro de 2024, em meio a um momento delicado para a equipe Jiu-Jitsu Timbó, em que o mestre Sidi Vieira enfrentava um grave problema de saúde. Com parte dos alunos desmotivados para competir sem o professor, ela sentiu que precisava agir.
Mesmo com um mês de treino e usando um quimono emprestado, ela decidiu representar sua equipe e seu mestre no Circuito Mormaii, no dia 10 de fevereiro daquele ano, junto com outros atletas.
“Me senti tão orgulhosa, pois saí vitoriosa desse campeonato, não só por vencer, mas por vencer o meu medo, a minha ansiedade e saber também pelo que minhas filhas passam nas competições. Ali eu vi que estava começando a escrever minha história dentro desse esporte e que eu queria muito mais”, completa.
Desde então, Thuane não parou mais. Em apenas um ano de Jiu-Jitsu, participou de 15 competições e conquistou importantes títulos, entre eles: Campeã das Etapas I, II, III, V e VI do Circuito Mormaii de Jiu-Jitsu; Campeã Anual do Circuito Mormaii nas categorias Master 1 e Adulto, peso pena; Campeã AJP Tour nas etapas de Curitiba e Balneário Camboriú; Campeã Itajaí Open 2024; Campeã Copa King nas categorias Adulto e Absoluto.
Hoje, além de representar a equipe The Match Champ e a família Jiu-Jitsu Timbó, Thuane leva com orgulho o nome da cidade de Timbó aos pódios. Agradece com carinho ao mestre Sidi Vieira por todo o incentivo, aos pais por serem sua base, às filhas e ao marido pelo apoio incondicional.
Ela e a família dela são inspiração para todos aqueles que praticam jiu-jitsu e acompanham de perto as rotinas de treinos e a dedicação dos mesmos.
Sucesso aí nesse novo desafio porque capacidade tu já mostrou que tem de sobra, guerreira!