O município de Indaial terá cinco atletas e uma técnica convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Bolão 16 da Juventude, que acontece de 7 a 9 de agosto, na Alemanha.
A comitiva indaialense é composta pelos jovens Mariane Junkes, Luana Beatriz Masson, Stefani Zils, Marina Becker e Matheus Daniel Garbari, além da técnica Ivonete Luci Pereira Garbari, que integra a comissão técnica pela segunda vez.
Para a atleta Mariane Junkes, de 16 anos, a convocação é um sonho realizado. “Jogo desde os sete anos e sempre sonhei com isso. Ver que todo o esforço e dedicação valeram a pena é muito gratificante”, afirmou a atleta, que disputará o Mundial pela primeira vez.
Ivonete, que já pratica o esporte há 30 anos, também compartilhou a emoção de receber esse reconhecimento, após anos de dedicação ao esporte. “É muito gratificante, especialmente porque nosso estado, tradicional no bolão, tem muita disputa e atletas de destaque. A convocação é feita com base nas avaliações das competições estaduais e nacionais”, explicou a técnica.
Além de Indaial, atletas de Timbó, Blumenau e Itajaí também foram chamados pela Seleção Brasileira da Juventude para a competição internacional.
Preparação
Os atletas estão com uma rotina de treinos intensa, reunindo-se todas as terças, quintas e sábados. Além disso, farão uma adaptação nas pistas da Alemanha antes da competição, sendo fundamental essa preparação para um evento de tamanha magnitude.
Antes de embarcar para o Mundial, a equipe de Indaial tem um calendário cheio de competições. Este ano, eles participarão de vários torneios em diversas categorias, passando por Curitiba, Caçador, Porto Alegre, entre outras cidades.
Busca por apoio
Atualmente, eles representam a Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Progresso, local onde ocorrem os treinamentos. A entidade e a Fundação Municipal de Esportes (FME) são os principais apoiadores e, recentemente, firmaram uma parceria de incentivo com a Sicoob São Miguel, agência de Indaial.
Embora a convocação para a competição internacional seja um marco importante, os atletas e a técnica buscam parcerias para conseguir valores financeiros para viajar.
“A viagem para a Alemanha exige um grande investimento, e a maioria dos custos – como passagens aéreas, hospedagem e alimentação – são de responsabilidade dos atletas. Estamos buscando patrocinadores e contando com o apoio da comunidade”, afirmou Ivonete.
Conforme mencionou a técnica, a Confederação Brasileira cobrirá as inscrições de cada atleta e horas de treino; as demais despesas ficam por conta dos convocados. Os gastos estimados por pessoa giram em torno de R$ 14 mil.
Por isso, a equipe está arrecadando recursos através de doações via Pix e com empresas da cidade. “Cada contribuição, por menor que seja, faz a diferença. O bolão é um esporte amador, e os custos recaem sobre os atletas e sobre as sociedades. Contamos com a ajuda de todos para realizar esse sonho”, completa Ivonete.
Acesse o QR Code para contribuir com os custos da viagem.