O Timbó Vôlei Clube está com projetos e novidades para a temporada de 2025. Entre as principais ações, destaca-se o fortalecimento das equipes de base, com o objetivo de disputar os principais campeonatos da temporada, além do incentivo ao desenvolvimento do esporte no município e na região.
Em entrevista, o professor e cofundador do projeto Timbó Vôlei, Gabriel Bastos e o professor Wagner Marschner, que agora passa a integrar o grupo, falam sobre os objetivos para o próximo ano, seletiva de novos atletas, busca por recursos e incentivo ao esporte.
Segundo Bastos, o projeto Timbó Vôlei teve início em 2020, com a categoria adulta. Em 2022, iniciaram com a base com garotos vindo do projeto da Escola Erwin Prade e hoje conta com 20 atletas com idades de 15 a 17 anos. “Com a chegada do professor Wagner e sua experiência de 30 anos no voleibol, contribuirá para dar continuidade à iniciativa, que no ano que vem mira em diversas competições estaduais e de alto nível”, completa.
O professor Wagner destaca que a ideia é ampliar os trabalhos já desenvolvidos pelo Timbó Vôlei e dar continuidade ao que é realizado com sucesso pelas escolas municipais, que contam com a iniciação e o desenvolvimento do voleibol.
Ele destacou que uma das novidades é a parceria com CEDUP Timbó, onde será o principal centro de treinamento do grupo. “Temos um propósito de conduzir todos esses alunos para o mesmo centro de ensino, para as competições, como os Jogos da Juventude, que exigem que os jovens estejam matriculados na mesma escola. Isso é uma novidade, termos a integração de estado, do município e das famílias”.
O grupo busca também competir com a categoria adulta nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), mesclando com a retomada de alguns com ex-atletas.
Wagner menciona que a ideia é que o projeto fique mais abrangente. “Tivemos um ciclo que o voleibol adulto estava bem estruturado, outro que a base estava muito bem e outro que o intermediário. O que vai vir diferente em 2025 é que iremos acrescentar todas elas. Teremos uma iniciação estruturada, uma categoria intermediária (infantil e infanto), e também a categoria adulta, ou seja, vamos atuar da iniciação até o alto rendimento”.
Além disso, outro ponto de destaque pelos professores foi de que hoje atletas timboenses estão jogando em outros municípios. Com o novo formato vislumbrado pelo Timbó Vôlei, está em pauta o retorno desses atletas para disputarem as competições pelo município de origem.
Sobre apoio e investimentos no projeto, Bastos explica que hoje possuem uma parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME) através da Prefeitura de Timbó, mas que gostariam de contar com maior apoio da iniciativa privada para fomentar ainda mais os trabalhos desenvolvido no município e na formação de atletas.
Mais do que competir localmente, o objetivo do projeto é formar também atletas que possam ser destaque no futuro e, acima de tudo, cidadãos de bem. “Timbó já teve e tem atletas profissionais atuando em competições nacionais e internacionais. Esse é o desejo do treinador: ver esses jovens construírem uma carreira no voleibol. Se não fizerem carreira, que levem consigo os pilares do esporte, pois isso contribui para a formação de um cidadão mais preparado para nossa comunidade”, finaliza Wagner.
Seletiva
Nos dias 10, 12 e 13 de dezembro, o Timbó Vôlei estará promovendo uma seletiva das categorias de base na Associação Atlética Metisa, para completar o elenco de 2025. A seletiva é aberta para todos os nascidos entre 2008 a 2011 de Timbó e região.
Na terça-feira, dia 10, acontece a seleção para nascidos em 2008 e 2009; Quinta-feira, dia 12, para nascidos em 2010 e 2011; Na sexta-feira, dia 13, ocorre a fase final.
As inscrições podem ser realizadas até nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, através do formulário disponível no Instagram @timbovolei. Mais informações pelo telefone (47) 9 8854-9454.