Timbó BMX Real Street emociona público timboense
Bom nível técnico apresentado pelos bikers encontrou numeroso público presente …
BY PILO

TIMBÓ – Quem deixou de ir ao Parque Central de Timbó (foto rodapé) no sábado e domingo (23 e 24) para conferir o 1º Timbó BMX Real Street perdeu a oportunidade de conferir de perto uma modalidade que a cada dia ganha mais espaço entre a nossa juventude. Praticada com bicicleta de aro “20" e quadro especial, a competição consiste em executar numa pista manobras desafiando a gravidade, com giros e saltos no ar. A sigla BMX tem como significado Bicycle (B) Moto (M) Cross (X). Na década de 70, nos EUA surgiram as primeiras manobras,inventadas por atletas mundialmente famosos como Bob Haro, Ron Wilkerson e Michael Domingues. As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bikes, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo esporte com o apoio e o incentivo dos pais da criançada. O BMX chegou com toda força no Brasil em 1978, quando o bicicross estava crescendo, dando espaço a esse novo esporte radical, caracterizado principalmente pelo radicalismo e adrenalina que transmite, pois para executar as manobras é preciso coragem, disciplina, treino e muita ousadia. O BMX é dividido em duas partes o Race (corrida) e o Freestyle (estilo livre). No BMX Freestyle há cinco modalidades: Street, Mini Ramp, Dirt Jump, Flatland, Vertical.
No BMX Free Style o que difere um estilo do outro é o local e a forma de como são executadas as manobras.
Organização
Segundo o piloto Mayco “Mineiro’ Costa Pereira, 23 anos (foto ao lado), um dos idealizadores da competição, a modalidade ainda não é um esporte da “moda” e os praticantes "bikers" se unem para atrair novos adeptos, buscando assim consolidar seu espaço dentro dos esportes convencionais, promovendo campeonatos e marcando presença em eventos e shows de grande expressão. Com apenas dois anos de prática no município, Mineiro explica que com a construção da pista na Praça Central, o esporte evoluiu consideravelmente em Timbó, com os atletas treinando exaustivamente na busca pela perfeição técnica. O atleta disse ainda que nas competições, os bikers são avaliados pela criatividade, grau de dificuldade das manobras e o uso completo da pista. – “ O BMX Street é praticado nas ruas como o próprio nome já diz, ou em “pistas” que simulem ruas que tenham corrimões, escadas e rampas, dos mais variados tipos como spines ,fun box, 45º, quarters, savanas entre outros,neste são usadas manobras das modalidades Mini-Ramp, Dirt, Vert, e até do Flatland (veja abaixo)”, finalizou Mineiro.
Adrenalina no Parque
No sábado, dia 23, numeroso público acompanhou a competição da categoria “Iniciantes”(pilotos locais) que contou com a participação de 16 pilotos. O timboense, Henrique Borchardt, foi campeão totalizando 23,5 pontos contra 23 do segundo lugar, Nicolas Gabriel Lindner. Felipe Leandro, com 21 pontos, foi terceiro. Durante a prova, o também timboense Levi Lenzi, foi convidado para subir de categoria e integrar a categoria Amador, devido as suas manobras terem chamado a atenção dos árbitros presentes.
Já no domingo (24), pela manhã (10h), foi a vez da categoria “Amador” mostrar o seu potencial. As provas para os 20 pilotos inscritos iniciou com tempo bom e muita manobra. Dez atletas foram classificados para a grande final, que estava programada para o período vespertino, mas que infelizmente acabou não acontecendo por causa das chuvas que iniciou logo no começo da tarde e não parou mais. Por tal motivo a Organização resolveu junto com a arbitragem realizar a premiação de acordo com os resultados da manhã. E o título acabou com Weslwy Henrique Belotto/Bike Sport Center, de Brusque, seguido por Fernando Gripa Schwarzrock/Birth Clothing, de Blumenau e Nicolas Vicente Cornetet/Birth Clothing, também de Blumenau. Já a principal categoria, a Open (profissionais), que recebeu 38 inscrições, teve que ser cancelada pelo mesmo motivo- o mau tempo reinante.
“É gratificante ver que o evento foi um sucesso, e principalmente que teve o respaldo da comunidade que prestigiou em massa’’ disse Oswaldo Bradolf, o Kako, administrador do Parque, que juntamente com os bikers Maicon Pereira e Rafael Schulze e a Fundação Municipal de Esportes, organizaram a inédita competição em Timbó. Durante a competição foram sorteados entre os presentes (participantes e público) vários brindes gentilmente cedidos pela Amorim Bike Shop, rua Bike Shop e AWS Bike Shop.