Timbó presente no Sul-Americano de Marcha
Marchador juvenil Jean Pedro Rominhuk e o treinador Carlos Cesar Morastoni defendem o Brasil em Coch …
Cleiton Baumann
Timbó – O Sul-Americano de Marcha será disputado neste fim de semana (6 e 7), em Cochabamba, na Bolívia. Com a participação de 15 atletas (oito no masculino e sete no feminino), o Brasil terá equipe completa no Campeonato. A viagem da equipe ocorreu ontem (4), no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, pelo voo 0301, da AEROSUR. Na delegação seguem dois timboenses que foram destaque na recente Copa Brasil Caixa realizada em Timbó: o atleta juvenil Jean Pedro Rominhuk e o treinador Carlos Cesar Morastoni. O marchador obteve a convocação depois de conquistar o 2° lugar na prova dos 10km, enquanto Morastoni foi chamado pela sua qualificação profissional e enorme experiência como treinador da modalidade.
Entre as demais atrações da seleção nacional estão o paulista Luiz Felipe dos Santos e a pernambucana Érica Rocha de Sena, campeões dos 20 km da Copa Brasil na Pérola do Vale mês passado. No feminino, destaque, ainda, para a recordista brasileira da distância, a paranaense Tânia Spindler (ex-FME Timbó).
Além do título continental, os atletas buscarão em Cochabamba a qualificação para a Copa do Mundo de Marcha-2010, que será disputada em Chihuahua, no México, em 15 e 16 de maio. Os campeões sul-americanos garantirão lugar. Quem não vencer na Bolívia precisará fazer o índice da IAAF para ir à Copa do Mundo. Nos 20 km masculino a marca exigida é 1:24:30 e nos 20 km feminino, 1:38:00. O prazo para obtenção do índice vai até 02 de maio próximo a cada país pode levar até três atletas por prova. Nos 50 km masculino, o Brasil já definiu seu representante: o potiguar Cláudio Richardson dos Santos, hexacampeão da Copa Brasil Caixa de Marcha.





