18.5 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

“Conseguimos fazer o melhor dentro do que tínhamos”

Data:

Balanço Prefeitura de Doutor Pedrinho
“Conseguimos fazer o melhor dentro do que tínhamos”

Foto: Divulgação/ PMDP

O ano de 2022 foi desafiador para todos, em especial para as administrações públicas. Com o objetivo de avaliar como foi o ano para as prefeituras municipais do Médio Vale do Itajaí, o JMV estará realizando uma série de entrevistas ao longo das próximas edições, com os prefeitos municipais. Na edição desta semana, a entrevista é com o prefeito do município de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn.

Em entrevista Persuhn afirma que “Conseguimos fazer o melhor dentro do que tínhamos, ou seja, avaliamos a gestão positiva com aquilo que está sendo feito, é claro que poderia ser melhor”.

- Publicidade -

Questionado sobre os pontos positivos da gestão, o prefeito relata que são as melhorias que vem sendo feitas nas edificações públicas. “Destaque para a reforma da Unidade de Saúde, aonde hoje temos uma equipe técnica completa, a creche Chapeuzinho Vermelho, que também foi reformada e ampliada. As estradas do nosso município com as manutenções em dia. Neste ano foi concluído algumas pavimentações de ruas. Buscamos melhorias no setor de Turismo, focando nos pontos turísticos do nosso município e melhorando suas estruturas”.

Agricultura: Persuhn cita ainda que “na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foram recebidos tratores, equipamentos e 1 veículo somando mais de R$ 1.100.000,00 em investimentos aplicados diretamente para um melhor atendimento e auxílio às demandas dos agricultores do município”

Turismo e Cultura: No Turismo e Cultura, segundo o prefeito, foi realizado o primeiro evento envolvendo motorhome e trailers, aonde o município recebeu vários turistas. “Voltamos a realizar a Festa da Natureza. Focamos na limpeza, manutenção e conservação dos atrativos turísticos: Praça 1º de Junho, Gruta Nossa Senhora de Fátima e Cachoeira Véu de Noiva”.

Foto: Thayae Tomelin

Para o ano de 2023, Persuhn adianta que as metas são “aumentar e diversificar a oferta de atrativos turísticos; reeditar a Festa da Natureza; buscar recursos para a implantação do Museu Sassafrás; promover feiras para exposição e venda de produtos locais; identificar e incentivar artesanato e produtos com identidade local; promover cursos de capacitação para a mão de obra local do Turismo; melhorar infraestrutura de sinalização turística no destino e manter o site Portal de Turismo sempre atualizado”.

Esporte: No setor do Esporte, o prefeito observa que “neste ano foi realizado vários campeonatos esportivos, voltamos a realizar as Olimpíadas entre Empresas, recebemos um evento da Red Bull Gravel X”.

Obras: Na questão das Obras, Persuhn afirmar que “seguimos com a manutenção das estradas, realizando a reconstrução de pontes, que devido a eventos climáticos as estruturas foram comprometidas”.

Educação: Com relação à Secretaria de Educação, o prefeito destaca que “neste ano de 2022 foi realizada a revitalização e ampliação da creche Chapeuzinho Vermelho. Todas as salas do Núcleo Educacional Fritz Donner foram equipadas com televisores de 42 polegadas e notebooks para os professores terem mais qualidade no ensino. Foi instalado um playground para as crianças do Ensino Fundamental, neste ano também a Secretaria de Educação ganhou um carro zero quilômetro para melhor deslocamento entre as escolas e creches. Foram realizada várias capacitações para os professores junto com o Senac e realizado com os pais, alunos e professores palestras sobre educação sócioemocional; além do projeto piloto com o Senac onde 75 crianças foram beneficiadas. Para o ano de 2023 buscamos a valorização dos professores, melhorar cada vez mais a estrutura e o ensino, ter participação das famílias na escola”.

Saúde: No setor da Saúde, o prefeito salienta que “o ano 2022 assim como 2020 e 2021, foi um ano de grandes desafios para a Saúde Pública. Tudo teve que ser revisto, reavaliado, reiniciado pós-pandemia. Os problemas que vieram em decorrência da pandemia fizeram com que as equipes da Saúde tivessem que se readaptar a novas situações”.

Persuhn frisa que “as demandas foram gigantescas. Como só temos uma Unidade de Saúde que concentra todo o serviço entre vacinas, atendimento ambulatorial, Secretaria de Saúde, urgências e emergências, Vigilância Sanitária, exames laboratoriais e tudo mais, não sobra tempo para brincadeiras. Mesmo assim, o saldo do ano está sendo positivo. Melhoramos nossas metas diante do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde; realizamos novos convênios com hospitais e clínicas, concluiu-se uma obra de reforma na Unidade de Saúde bem importante para o atendimento à população, incluímos novos medicamentos na farmácia básica e reativamos o atendimento num posto de Saúde numa localidade do interior”.

Expectativas

O prefeito afirma que “acreditamos que para o próximo ano as coisas ficarão um pouco mais fáceis. Temos grandes metas pela frente, muita vontade de fazer acontecer, vamos fazer de tudo para conseguir atingir nossos objetivos”. O prefeito destaca ainda que “a Unidade de Saúde permanecerá aberta durante as férias de fim de ano, trabalhando em esquema de plantões e monitorando a situação da Covid-19 que ainda está acontecendo. Chamamos a atenção também para a situação da dengue que poderá atingir com intensidade a todos, nesse Verão. Estamos nos preparando para não sermos pegos de surpresa. Que 2023 venha a passos mansos! A expectativa é de continuar trabalhando para o desenvolvimento do município, trazendo sempre o bem-estar a nossa população”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui