12.2 C
Timbó
quinta-feira, 17 de julho de 2025

‘Matemática em toda parte!’

Data:

‘Matemática em toda parte!’
Alunos da Escola Municipal Tiroleses criam ideia inovadora para Saúde municipal …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: EMT

TIMBÓ – Com o objetivo de analisar os dados retirados do Jornal Médio Vale, da matéria publicada no dia 11 de outubro, referentes à reportagem: “Falta em consultas médicas” e encontrar soluções para o problema que está sendo ocasionado pela falta nas consultas médicas, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Tiroleses desenvolveram um projeto “Matemática em toda parte!”.

O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de matemática, da professora Ticyane P. Silva. Segundo a professora o projeto busca apresentar uma solução para as faltas em consultas médicas que tem impossibilitado o atendimento de outras pessoas, aumentando assim a fila de espera e os gastos com profissionais.

A professora contou com o apoio da diretora do educandário, Talita Nazário Bristot Silva, da auxiliar de Direção, Fernanda Figurski Osti e da coordenadora pedagógica, Beatriz Luzia Wetzel Beber.

Ticyane explica que foi apresentado aos alunos os dados da matéria do jornal, que informava que somente nos últimos quatro meses foram registradas 1.414 ausências nas unidades de Saúde e Policlínica de Timbó.

Aplicativo

A professora observa que o projeto feito pelos alunos teve por meta abordar as competências necessárias para o estudo da Estatística e sua aplicação no levantamento de dados das unidades de Saúde do município (consultas agendadas e faltas). “Foi elaborada uma planilha e gráficos para propor a implantação de um aplicativo gratuito chamado: Whatsapp business e Whatsapp web, que possibilita a criação de uma conta comercial para um telefone fixo. Esse programa será instalado no computador da Unidade de Saúde com o link em uma planilha de Excel, onde os atendentes que farão as marcações das consultas irão fazer o agendamento direto nesta planilha”. 

De acordo com Ticyane, segundo os estudos, caberá aos atendentes alimentar a planilha com os dados obtidos através do cadastro de pacientes e fazer os envios das mensagens lembrando os pacientes de suas consultas. O ideal é que esse lembrete seja feito com três dias de antecedência. “Se o mesmo não puder comparecer, ele irá responder à mensagem e assim os atendentes terão tempo hábil para chamar outra pessoa que estará na fila aguardando uma vaga”.

Apresentação

Para apresentar os resultados do projeto, os alunos do 9º ano receberam o assessor de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Timbó, Eduardo Espíndola. Em entrevista, a professora disse que: “Um dos motivos para montar o projeto “Matemática em toda parte” com os alunos do 9º anos da Escola Tiroleses, está na famosa frase que muitos alunos falam: “onde vamos usar isso”. É preciso mostrar que o processo de ensino/ aprendizagem ligando a teoria na prática é algo prazeroso, capaz de abrir caminhos para novos conhecimentos. Aproveito para agradecer o apoio da direção e coordenação escolar em possibilitar o desenvolvimento desse projeto”. 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.