6.1 C
Timbó
quinta-feira, 31 de julho de 2025

Alimentos produzidos com amor

Data:

Alimentos produzidos com amor

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTOS/CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

TIMBÓ – “Como é gostoso quando chegamos na Feira e encontramos frutas e verduras fresquinhas, saborosas e bem cuidadas. Com certeza ao olharmos para esses produtos, sejam orgânicos ou convencionais sentimos como eles devem ter recebido carinho e amor para serem produzidos”.

Sim, ao chegar na tarde de terça-feira, dia 4 de junho, na nova sede dos produtores orgânicos e convencionais de Timbó, ou seja, na Feira Municipal da Agricultura Familiar, que agora encontra-se no espaço ao lado da antiga Sociedade Cultural, tivemos a certeza que os produtos ali comercializados são frutos de um trabalho feito com muito amor.

Em entrevista com um dos produtores de orgânicos, o timboense, Jair Francisco Dallabona, ele relatou que apesar dos produtores terem registrado muitas perdas durante o mês de maio e início de junho, devido às chuvas frequentes e constantes, ainda tem muita variedade de produto para o consumidor levar para casa, nesta sexta-feira, dia 7 de junho, oportunidade em que a Feira estará atendendo novamente.

Quem chegar na Feira pode escolher em levar para casa, desde a laranja champanhe, o figo, a banana, o xinxim que é uma pequena fruta cítrica da família das rutáceas, o Maná Cubiu, o maracujá doce, a tangerina, a pokan, o mamão, a batata doce, o aipim, o pepino, alface, chuchu, couve, salsinha, cebolinha, rúcula, radite, pão nos mais diversos sabores, doces, geléias, mel, melado, muss, mirtilo congelado, frutas secas, flores até a cenoura e a batatinha.

Questionados sobre a mudança de local e o que mudou para os feirantes, a resposta foi unânime: “melhorou 1000%. Estamos há mais de um mês neste local e podemos afirmar que a diferença foi muito grande, no lado positivo, pois temos tido uma grande procura dos consumidores, muitos comentam com relação ao estacionamento e à facilidade de chegar. Com certeza a mudança superou as nossas expectativas, pena que choveu senão teríamos mais produtos para oferecer aos nossos clientes”, destaca Dallabona.

Um dos destaques da Feira Municipal da Agricultura Familiar é o Café Colonial que está sendo servido em um espaço específico e todos os dias que tem atendimento, terças e sextas-feiras está sempre lotado.

Maná Cubiu: que fruta é essa?


FOTOS/CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV/


A fruta que é novidade na Feira Municipal da Agricultura Familiar é originária da Amazônia e pertencente à família Solanaceae, juntamente com tomates, batatas, berinjelas.

Dallabona explica que o fruto é uma baga comestível vermelha, laranja ou amarela. A pele fina, resistente é revestida com uma penugem que se parece com a do pêssego quando está verde. A fruta tem um sabor suave levemente parecido com o tomate, enquanto a polpa tem uma acidez agradável, como o limão. “O fruto oferece benefícios como alívio da enxaqueca, contribui para um sistema digestivo saudável e no alívio de perturbações gastrointestinais. Na medicina tradicional, ele é usado como anti-diabético, antiveneno, escabicida e para o tratamento de queimaduras. O Maná Cubiu tem usos múltiplos e também tem um sabor distinto que não se compara ao sabor de outras frutas, tem baixo grau de açúcar, o suco da fruta tem um sabor agradável”.

O maná é rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais, que são utilizados por populações regionais como fitoterápicos (para controlar diabetes, ácido úrico, colesterol, queimaduras e micoses da pele). Esta é a razão pela qual este importante recurso genético poderia ser economicamente explorado pela sociedade amazônica.

O maná é rico em fibras, ferro, fósforo, vitamina B5, vitamina C e possui elevada concentração de niacina (vitamina B3), três vezes maior que a berinjela e doze vezes mais que a beterraba. A vitamina B3 é essencial para o funcionamento do sistema nervoso e para o bom desempenho das funções cerebrais, além de promover benefícios para a pele, auxilia na redução da taxa de colesterol, dos triglicérideos e dos níveis de glicemia no sangue.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.