19.8 C
Timbó
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Anderson Batata lança livro sobre história de Serapião de Oliveira

Data:

Anderson Batata lança livro sobre história de Serapião de Oliveira

Foto: Arquivo pessoal

“Este livro é um presente para a cidade de Indaial, que comemorou mais um ano de emancipação”. Com essas palavras que Anderson Luz dos Santos deu início à live de lançamento do livro de sua autoria “A História de Vida de Serapião de Oliveira: Um caminho de realizações”, realizada na noite do dia 20 de março, através de suas redes sociais.

Anderson, que é popularmente conhecido como Batata, é professor universitário e secretário do Juizado Especial Cível e Fazendário da Comarca de Indaial. Ele conta que o livro retrata a história do indaialense Theonesto de Oliveira – Serapião, da sua família e, consequentemente, da história de Indaial: – “Pois ele viveu, criou-se e ajudou a construir especialmente o bairro Estrada das Areias”, completa.

- Publicidade -

O autor afirma que levou dois anos para construir as 92 páginas que compõe o impresso, que são fruto de relatos e pesquisas. “Foram duas entrevistas com o Seu Serapião. E muitas pesquisas em livros e documentos históricos para confirmar as histórias (na questão de datas, fenômenos e pessoas). Muitos telefonemas e conversas com amigos escritores e pesquisadores pedindo dicas e sugestões”.

Mas qual o motivo que levou Anderson a escrever justamente sobre essa família? O autor lembra que em 2018, após sair do trabalho e ir ao mercado, se encontrou com familiares do seu Serapião que perguntaram se ele gostaria de escrever um livro sobre a família e sua contribuição para Indaial. “A história de uma cidade não é construída pela sucessão de datas e fatos importantes, não nasce em um momento único e da vontade dos indivíduos. Antes é preciso entender que uma cidade vai nascendo a partir do encontro de pessoas dentro de um espaço geográfico que vai sendo modificado e transformado”, observa

Questionado sobre quais ensinamentos essa experiência lhe trouxe, ele diz que devemos cada vez mais respeitar, proteger, acolher e defender as famílias e os idosos. “As famílias por serem o núcleo central da sociedade e também o berço maravilhoso de oportunidades da educação moral, religiosa e cívica. E os idosos por tudo que fizeram, fazem e representam para nossas vidas”.

A obra foi publicada pela Editora Uniasselvi e tem como ilustração de capa um desenho feito à mão e assinado pela artista indaialense Vera Krueger Nietsche, que segue os passos da família Oliveira e o crescimento da cidade narrados no livro.

Sobre o autor

Anderson Luz dos Santos ingressou em 1997 no curso de Direito na FURB. Em 2000, após ser aprovado em concurso público, iniciou a carreira no Poder Judiciário Catarinense. Sempre amou arqueologia, mas como aqui não havia essa opção de formação, em 2005, iniciou o curso de licenciatura em História pela Uniasselvi e fez pós-graduação em Patrimônio e Cultura no Instituto Celer. Publicou, em 2008, o livro “Indayal da Colonização à Emancipação”. Em 2008/2009 fez pós- -graduação em Direito Processual Civil na Uniasselvi. Em 2015/2016 especializou-se em Gestão Estratégica no Poder Judiciário pela Academia Judicial do TJSC. É Imortal da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Indaial – Cadeira nº 01.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui