A Celesc informa que na madrugada desta terça-feira (14/10) houve atuação do ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga. Às 00h31 ocorreu o desligamento das interligações da rede de transmissão de energia* entre o SUDESTE/SUL devido a uma explosão seguida de incêndio de reator instalado na subestação Bateias, localizado em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. A ocorrência provocou o desligamento da Linha de Transmissão LI 525KV Bateias-Curitiba Leste, seguido do desligamento em cascata das interligações entre Sul e Sudeste, com consequente atuação de ERAC, conforme informação repassada pelo Operador Nacional do sistema – ONS.
Embora não se trate de uma rede da Celesc, o problema afetou o fornecimento de energia em Santa Catarina, deixando cerca de 88 mil unidades consumidoras sem luz, especialmente nas regiões de Itajaí, Angelina (Grande Florianopolis, Rio do Sul e Blumenau. O ONS autorizou o religamento das cargas da Celesc às 01h42, restabelecendo o fornecimento a todos os clientes.
Aproximadamente 88.000 Unidades Consumidoras afetadas
Regiões de Itajaí, Angelina (Grande Florianopolis, Rio do Sul e Blumenau
As 01:42 o ONS autorizou o religamento das cargas da Celesc
O ERAC é um é um mecanismo automático de proteção (composto por um conjunto de ações coordenadas) utilizado nos sistemas elétricos de potência — como o Sistema Interligado Nacional (SIN) do Brasil — para preservar a estabilidade do sistema elétrico quando ocorre uma falha grave ou desequilíbrio entre geração e carga.
Vale reforçar que em casos de ocorrências no Sistema Interligado Nacional (SIN) com atuação do ERAC, o restabelecimento das cargas só pode ocorrer após autorização do ONS.
Fonte: Celesc