Um recém-nascido de apenas seis dias de vida com cardiopatia congênita, foi o primeiro paciente do Hospital Santo Antônio de Blumenau a passar pela cirurgia cardíaca pediátrica eletiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento aconteceu na última quinta-feira, 29, após a entidade ser habilitada pelo Governo de Santa Catarina como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular no início deste ano.
Grupo VIP de Notícias do JMV no WhatsApp
“Nós não sabíamos que o nosso bebê era cardiopata. Foi somente após o nascimento que descobrimos, graças à equipe médica. Eles realizaram os primeiros procedimentos, perceberam que havia algo errado e tomaram todas as providências para descobrir o que era”, relembra a mãe do bebê, Natalia Zuchi Neris da Rosa.
O reconhecimento marca uma nova fase para a instituição e garante mais acesso aos pacientes da região. “A habilitação representa a possibilidade de continuar salvando vidas e oferecendo um atendimento especializado a famílias, com excelência e segurança”, avaliou o gerente geral do Hospital Santo Antônio, Rafael Bertuol.
A cirurgia teve como objetivo aumentar o fluxo sanguíneo para os pulmões e foi conduzida pelo cirurgião cardiovascular da unidade, Décio Cavalet Abuchaim, com a participação dos cirurgiões Eduardo Mota e Cléber Gonçalves, o anestesista Diego Toso Simões de Oliveira, além da equipe de enfermagem e demais profissionais que atuaram diretamente no procedimento e no cuidado ao paciente.
A operação ocorreu de maneira bem-sucedida. Atualmente, a criança permanece internada na instituição e, posteriormente, será acompanhada no Ambulatório de Cardiologia Pediátrica.
“A condição, pouco frequente, exigia o uso de medicações específicas e tratamento ainda nos primeiros dias de vida”, explica o cirurgião cardiovascular e responsável pelo procedimento, Décio Cavalet Abuchaim.
Sobre a habilitação
A habilitação estadual foi oficializada por meio da Portaria de Autorização nº 02/2026, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no dia 6 de janeiro de 2026.
Com isso, o Hospital Santo Antônio passou a integrar oficialmente a rede estadual de alta complexidade em cardiologia pediátrica para cirurgias eletivas. O ambulatório pré-operatório passou a funcionar no final de janeiro, ampliando o atendimento à comunidade.
A estrutura do Hospital Santo Antônio inclui UTI pediátrica e Neonatal equipadas e centro cirúrgico. Também conta com uma equipe multidisciplinar preparada para garantir o cuidado integral às crianças.
Fonte: Secom/SC – com informações: Bruna Ziekuhr/Hospital Santo Antônio





