“O artesanato é uma manifestação cultural de grande importância, que transforma a identidade e os valores de um povo em objetos e lembranças. Os turistas buscam essas peças para levar consigo a essência dos lugares que visitam. Feiras e pontos turísticos oferecem produtos como roupas, acessórios e souvenirs que refletem a tradição e a arte da região. Esses itens possuem um valor especial, pois representam o conhecimento, a técnica e o amor dos artesãos por sua cultura”, destaca a presidente da Associação Artes no Jardim, Gisela Barg.
Gisela ressalta: “Hoje, somos nove artesãs que integram a Associação e estão com seus produtos expostos e à venda na 32ª Festa do Imigrante, que começou no dia 10 e se estenderá até domingo, dia 20 de outubro de 2024. É uma honra participar sempre dessa Festa, mostrando nosso artesanato repleto de cultura para os turistas e para a comunidade local”.
Ela explica que “este ano, a Artes no Jardim escolheu participar da exposição de produtos dentro de uma casinha na Vila Colonial da Festa do Imigrante. Dentro dessa Vila, temos o Passeio da Mulde, que remete a um bairro da nossa cidade e abriga um ponto turístico, o Morro Azul, onde chegaram os primeiros imigrantes que vieram de barco a vapor até Blumenau, nossa cidade vizinha, desbravando essas terras”.
A presidente observa que “cada peça de nosso artesanato carrega uma história única. Já se passou um final de semana de festa e só temos a agradecer pelos muitos elogios ao nosso trabalho e pela presença de turistas de outros estados, como Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Curitiba, além de visitantes de cidades vizinhas como Blumenau, Rodeio, Pomerode e Rio dos Cedros”.
De acordo com Gisela, “este é nosso primeiro ano com a casinha, que alugamos para expor nosso artesanato. As artesãs ficaram felizes com o espaço, que acrescenta ainda mais charme aos nossos produtos. Na nossa casinha, os clientes encontram uma diversidade de produtos a preços acessíveis, cada um trazendo consigo histórias que remetem a boas lembranças de infância ou momentos especiais. Além disso, as artesãs trouxeram itens de Natal, uma época encantadora para decorar a casa ou presentear alguém especial”.
A artesã acrescenta que “no espaço do Artesanato, os visitantes encontrarão obras e peças artesanais da Associação Artes no Jardim, com a participação de todas as integrantes: Daniela Oberherr Seibel, Diva Luiza Nicolodelli Packer, Doris Holdorf Kiefer, Evany Butzke, Gisela Barg, Helga Hordina, Ivone Hackbarth, Margie Helena Donner e Marlene Prust Perottoni. Oferecemos artes em patchwork, palha de milho, fuxico, crochê, costura criativa, scrapbook, arte em papel, ponto cruz, cerâmica e pintura em Bauernmalerei”.
Gisela também comenta que “a Artes no Jardim terá algumas artesãs participando do espaço de artesanato na Festa com produtos que possuem Identidade Cultural, um espaço destinado a produtos certificados pelo Sebrae do Vale Europeu. É gratificante participar com nosso artesanato na Festa do município, lembrando que ao valorizar o artesanato local, fortalecemos a identidade cultural da região, criando um senso de pertencimento e orgulho entre os residentes”.
Ela ainda destaca que, mesmo durante a Festa, a nossa loja permanece aberta todos os finais de semana e feriados. “Venham nos visitar! Esperamos vocês em nosso espaço na loja e também na Festa do Imigrante! ”
Por fim, Gisela informa que a Associação Artes no Jardim mantém sua loja física aberta no Jardim Botânico todos os finais de semana e feriados, das 9 às 18h.