19.5 C
Timbó
sábado, 7 de setembro de 2024

Artesanato como símbolo de identidade e conexão temporal

Data:

O artesanato transcende a mera habilidade manual; hoje, representa um símbolo de identidade e uma conexão viva com tempos e lugares distantes. Cada peça artesanal não apenas demonstra a destreza de seu criador, mas também carrega a memória de uma era, sendo um testemunho tangível de emoções e experiências vividas. Essas criações não são meros objetos; são chaves que abrem portas para profundas experiências humanas, permitindo uma conexão única e significativa com nossa história.

Neste contexto, o Jornal do Médio Vale (JMV) apresenta a história de mais uma artesã, uma entre 11 que contribuíram para as novas coleções de Produtos Artesanais e Criativos com a Identidade Cultural de Timbó. Esse programa é uma iniciativa dos gestores municipais de Cultura e Turismo, com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), em parceria com o Sebrae, Fundação de Cultura e Turismo e a Prefeitura de Timbó.

- Publicidade -

Nesta edição, apresentamos a trajetória da artesã Roberta Bonatti, com a coleção Tifa e Donna. “Esse programa foi uma oportunidade de ter o acompanhamento e o direcionamento de duas pessoas com uma visão ímpar. Antes mesmo de receber o convite para participar do programa, já existia um desejo muito forte de trazer mudanças significativas para a Terra Sol Cosméticos, minha marca, porém não sabia por onde iniciar. Cuido de todas as etapas do processo produtivo, desde a formulação e testes dos produtos até o desenvolvimento das embalagens. Tenho formação em química, sou aromatologista e cosmetóloga. E esse programa me auxiliou a ter uma visão ainda mais detalhista e perceber que posso melhorar continuamente”.

Roberta ainda complementa que “na nossa turma, predominava a descendência alemã, o que inspirou muitos dos participantes, inclusive eu. Comecei com o perfume Tifa, que levou tempo para alcançar a formulação final, após muitos testes. Olhei para as consultoras Bárbara e Michele, e mencionei que precisava trazer a minha essência italiana também. Minha avó, Dona Anita, é uma grande inspiração para mim, e o perfume Donna foi criado em reverência a ela, e ao poder da feminilidade nas antigas civilizações. Traduzir a energia e a essência dela em notas olfativas não foi difícil, pois ela é a mulher que faz acontecer e não deixa a desejar em nenhum aspecto”.

A artesã criou dois perfumes totalmente à base de plantas, que por serem naturais, agem no emocional. “São perfumes que estimulam positivamente o dia a dia. Muitas das plantas escolhidas são originárias do Brasil, valorizando nossa biodiversidade. Evitamos o uso de plantas em extinção e não utilizamos plástico nos envios, frascos ou embalagens. O frasco do nosso perfume é único no Brasil e não possui rótulo, enquanto a caixa é feita de papelão. A coleção Tifa e Donna usa materiais sustentáveis como papelão e algodão cru. O Tifa é inspirado nas primeiras terras cultivadas pela imigração alemã, remetendo às cachoeiras do interior com um aroma floral verde amadeirado, que reconecta com a natureza e eleva a autoestima da mulher. Já o Donna é inspirado no calor da imigração italiana. Com um aroma cítrico opulento e toques de jasmim, ele eleva o ânimo e traz uma sensação de plenitude”.

Roberta ressalta que “desde 2019 já trabalhava com a criação de fragrâncias. Na época, tínhamos os splashes: sprays totalmente à base de plantas com extrações orgânicas que eu mesma fazia, assim como óleos essenciais. Com o tempo, comecei a atender com colônias personalizadas e nosso carro-chefe sempre foram os cremes. Quando entrei no programa, Bárbara e Michele preferiam que eu atuasse com cosméticos de cuidado facial, mas quis trazer algo diferente e me desafiar a criar um perfume. Iniciei os testes com o Eau de Parfum, e depois passei para o Parfum, que possui uma concentração ainda mais alta de extratos”.

Questionada sobre a inspiração por trás da nova coleção, Roberta explica que “a inspiração veio de minhas raízes culturais. O desenvolvimento das fragrâncias envolveu muitos testes até a formulação final. E os maiores desafios foram a composição dos perfumes, especialmente para alcançar as notas olfativas desejadas”.

Roberta orgulha-se especialmente do perfume Donna, que traduz a essência de sua avó. “Espero que as pessoas se sintam conectadas com a natureza e suas próprias raízes culturais ao usá-lo”.

Sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental na criação da coleção, Roberta observa que evitaram o uso de plantas em extinção e optaram por embalagens sem plástico, utilizando materiais recicláveis e biodegradáveis.

Roberta tem parceria com outros artistas locais, como Jucelia Reinert, que materializou as artes das caixas, pintadas à mão. “O lançamento foi um sucesso, e planejo sim, continuar inovando na cosmética natural. Hoje temos a nossa loja on-line; temos o blog, onde veremos uma série de artigos sobre o mundo da natureza; e em breve, disponibilizaremos uma consultoria exclusiva para cuidados com a pele usando ativos botânicos”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui