Ascurra foi palco, na sexta-feira, dia 4 de abril, do Encontro Regional do Médio e Alto Vale do Itajaí, reunindo jornalistas, representantes do Sistema Amve e de consórcios públicos. O evento, promovido pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) em parceria com a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir), o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e o Consórcio Público Interfederativo de Saúde e Serviços do Vale Europeu (Cisamve), teve como tema central o papel do jornalismo impresso na valorização da cultura e história da região.
Com o tema “Somos guardiões da história dos municípios”, o encontro congregou prefeitos, líderes regionais e representantes da imprensa, sublinhando a importância do jornalismo impresso na preservação da cultura e tradições do Vale Europeu Catarinense. Os participantes também puderam conhecer os atrativos turísticos de Ascurra e aprofundar seus conhecimentos sobre a atuação do Sistema Amve e dos consórcios públicos na gestão municipal.
O prefeito de Ascurra, Arão Josino, anfitrião do evento, enfatizou a importância da cooperação intermunicipal para o desenvolvimento regional e destacou o jornalismo impresso como um meio essencial de comunicação e preservação da memória local.
Durante a programação, o vice-presidente regional da Adjori/SC, Ailton Carlos Coelho, ressaltou a relevância da imprensa local na construção da identidade dos municípios. O presidente da entidade, José Roberto Deschamps, apresentou a Adjori/SC e abordou o papel da instituição na valorização da mídia impressa.

O presidente da Amve e prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, reforçou a importância da integração entre os municípios e do trabalho conjunto na busca por soluções compartilhadas. “A união de forças e a atuação apartidária dos gestores municipais garantem o compromisso com o desenvolvimento regional, fortalecem a cooperação e promovem ações estratégicas para a melhoria da gestão pública, impactando positivamente os serviços públicos oferecidos aos cidadãos”, afirmou o presidente da Associação.
Os diretores executivos Cássio Quadros (Amve), Paulo Costa (Agir), Fernando Tomaselli (Cimvi) e Vanessa Fernanda Schmitt (Cisamve) também participaram do encontro, apresentando as iniciativas de suas instituições. A Amve destacou sua atuação no aperfeiçoamento da gestão pública municipal e no desenvolvimento regional; a Agir abordou sua atuação na regulação, enfatizando seu papel na organização e supervisão de serviços públicos de saneamento e transporte coletivo urbano; o Cimvi destacou suas iniciativas nas áreas de Cultura e Turismo, com o circuito de Cicloturismo e Caminhante do Vale Europeu Catarinense, no Licenciamento Ambiental e na Gestão de Resíduos Sólidos através do programa Vale Reciclar e das ações do Parque Girassol; e a Cisamve apresentou suas iniciativas na área da saúde pública.
O encontro reforçou a importância da comunicação transparente e eficaz entre as entidades públicas e a imprensa, reafirmando o compromisso com a disseminação de informações de qualidade para os cidadãos e a preservação da história, cultura e dos marcos relevantes da região.