Benedito Novo une forças para se recuperar da enchente
Tendo iniciado ontem o processo de organização da cidade e contando com o apoio da prefeitura, com …
ALINE CHRISTINA BREHMER/ESTAGIÁRIA/JMV

BENEDITO NOVO – Uma trégua após dois dias de intensa chuva, foi a oportunidade que a comunidade de Benedito Novo precisava para começar a limpar e organizar localidades e pontos atingidos pelas águas torrenciais. Segundo informações repassadas pelo secretário do planejamento, Luiz Carlos Marcello e o técnico da Defesa Civil, Flávio Holdorf, a Administração Municipal se uniu a comunidade para realizar o processo de recuperação. Após a chuva dar sua trégua, pôde ser observada a mobilização na cidade. “Ao todos, nós tivemos 57 residências atingidas, resultando no mesmo número de famílias desabrigadas. Dessas, três foram direcionadas para um abrigo, mas já estão voltando para suas moradias”, explica Holdorf, acrescentando que as mesmas estão recebendo auxílio da prefeitura e da Defesa Civil.
As chuvas, que iniciaram na sexta-feira, dia 6 de junho, e se agravaram no dia seguinte, receberam a devida atenção e precauções. “Na tarde de sábado nós entramos em contato com a Epagri de Florianópolis e, assim como nós, eles estavam preparados para alguma consequência negativa em decorrência da chuva, mas nada comparado ao que realmente aconteceu”, explica o técnico da Defesa Civil, salientando que a situação mudou de rumo rapidamente, em especial devido ao fluxo das águas que vieram de Doutor Pedrinho e fizeram o rio aumentar cerca de 10 centímetros por hora, ocasionando uma situação emergencial na mesma tarde. “Quando tomamos real conhecimento da situação, nos mobilizamos para atender as famílias que moravam em áreas de risco antes que a enchente chegasse. No entanto, houve relutância das mesmas”, diz Marcello, explicando que, devido ao fato da sede da prefeitura se localizar no meio de dois pontos da cidade que ficam bloqueados pelo alagamento, foi preciso tomar decisões e realizar as ações preventivas o quanto antes, visando proteger o maior número de pessoas possível.
Além das residências que foram atingidas, houve deslizamentos e obstrução de vias, tornando inviável o acesso até o interior do município. “A Secretaria de Obras já está trabalhando na recuperação do acesso a esses locais”, enfatiza Marcello. Em meio a todas as informações que foram repassadas por diversos meios de comunicação e redes sociais, além de todas as suposições que foram tecidas sobre o nível do rio, a informação oficial é de que o mesmo chegou a marca de 6,72 metros, tendo em seguida, por volta das 19h32min de domingo, dia 8, começado a baixar. “Foi decretada situação de emergência, não somente aqui, mas nos municípios vizinhos, que foram atingidos mais gravemente”, comunica Holdorf, acrescentando que, devido a mobilização e cooperação geral da cidade e prefeitura, tudo está sendo colocado em ordem e a partir de hoje, tanto boa parte do comércio, quanto os bancos e a própria prefeitura estarão atendendo em horário normal. Com relação as aulas nas redes estadual e municipal de Ensino, hoje, dia 10 de junho, serão normais.





