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sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Black Friday: veja 10 dicas de segurança cibernética para compras online

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É cada vez mais comum utilizar dados pessoais na compra de produtos pela internet, sobretudo com a Black Friday 2024 prevista para a próxima sexta-feira (29). Para regulamentar essas práticas, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige transparência e segurança no tratamento dos dados do consumidor.

No entanto, ainda há muitos golpes aplicados para extrair dados pessoais das vítimas – e outros a partir dos dados roubados. Ainda há o problema de que muitas pessoas expõem seus dados inadequadamente na internet, o que facilita a ação de golpistas. Além disso, quanto mais dados um criminoso reúne, mais vulnerável fica a vítima.

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Informações como nome, RG, CPF, data de nascimento, telefone, endereço residencial, renda, agência, conta bancária, dados do cartão, entre outros, permitem identificar um indivíduo, direta ou indiretamente, e podem ser usados por pessoas mal-intencionadas. Assim, é importante ter atenção com a exposição pessoal na internet e nas redes sociais.

Phishing

phishing é uma forma de fraude online em que os criminosos buscam obter dados e informações pessoais e financeiras de usuários. Muitas vezes, os golpistas se passam por entidades confiáveis, como bancos, empresas ou contatos conhecidos, para confundir as vítimas. Geralmente, enviam mensagens de e-mail, SMS ou WhatsApp com links maliciosos, que leva a páginas falsas que se assemelham a sites legítimos. Seja clicando em um link suspeito ou baixando um arquivo, os criminosos têm acesso a dados do usuário ou instalam softwares maliciosos (malware) para roubá-los.

Portanto, suspeite de mensagens com senso de urgência, ofertas muito lucrativa, ameaças, ou mensagens como “sua conta foi bloqueada”, “atualização urgente”, “seu serviço será suspenso se …”. Jamais clique em links duvidosos e sempre confira o remetente da mensagem. Erros de português também costumam entregar mensagens fraudulentas.

Confira dicas de segurança cibernética:

  • Use uma senha para cada conta: banco, e-mails, cadastros e aplicativos – um gerenciador de senhas pode ajudar ou autenticação em duas etapas podem ajudar. Evite salvar senhas automaticamente;
  • Desconfie de ofertas “gratuitas” e pesquise antes de comprar;
  • Desconecte sua webcam (câmera), pois, se seu computador for invadido, evitará monitoramento virtual indesejado. Mantenha seu notebook ou computador desligado durante a noite ou quando ficar muito tempo sem usar;
  • Sempre que possível verifique o extrato de seu cartão de crédito. Se houver compra não realizada, informe a operadora. Se perceber que se trata de fraude ou golpe, faça imediatamente boletim de ocorrência ou busque os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon;
  • Opte por comprar em lojas conhecidas e pesquise a reputação da empresa;
  • Não responda mensagens de pessoas ou empresas desconhecidas;
  • Não clique em links suspeitos, nem acesse sites sem cadeado de segurança na URL;
  • Mantenha seu antivírus atualizado;
  • Cuidado com postagens e falta de privacidade em redes sociais;
  • Desconfie de ofertas muito baixas e guarde todos os comprovantes e notas fiscais.

Em caso de dúvida, acione o Procon SC

Como acionar o PROCON SC

Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.

Site do Procon SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.

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