24.8 C
Timbó
sábado, 21 de setembro de 2024

Bolo dos 150 anos

Data:

Bolo dos 150 anos
Ação conta com mais de 250 pessoas envolvidas …

Clarice Graupe Daronco / JMV

TIMBÓ – Um aniversário para ser lembrado precisa ter bolo. Não é verdade? Agora imagina uma comemoração de 150 anos de aniversário? Com certeza que este aniversário merece um bolo. E que bolo!

A redação do JMV entrevistou o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Jorge Ferreira, que juntamente com as confeiteiras, Sonia Dalmonico e Fabiana Stein, falou sobre a confecção do bolo dos 150 anos de Timbó.

- Publicidade -

Segundo eles, o bolo terá 150 metros e servirá cerca de 16 mil pedaços. “O bolo será montado na primeira parte do estacionamento do Parque Henry Paul, no local será feita uma cobertura para não ter problema tanto com a questão do calor como se tiver possibilidade de chuva”, explica Ferreira.

De acordo com as confeiteiras as massas foram confeccionadas na quinta-feira junto à estrutura do Salão de Festas da Igreja Santa Terezinha. “Fizemos bolos individuais que depois serão juntados em linha reta e no centro terá o bolo com a bandeira de Timbó e a logo dos 150 anos”.

Fabiana explica que o bolo é de massa branca, com recheio de creme de baunilha com paçoquinha e cobertura de chantilly.

Ferreira observa que para a concretização desta ação estão sendo envolvidas mais de 250 pessoas, desde a produção, estrutura, organização, distribuição e apoio. “Cerca de 110 pessoas da Secretaria de Educação estarão envolvidas para servir os pedaços de bolo aos participantes do Desfile Alegórico no dia 12 e mais de 50 pessoas estão comprometidas com a produção do bolo desde quinta-feira até a manhã de sábado”.

As confeiteiras adiantam que o bolo será montado amanhã, a partir das 3h, junto ao Parque Henry Paul e será servido no final do Desfile. “Primeiro será feito a foto oficial após o bolo será cortado para servir aos presentes”, explica Ferreira.


O Desafio 

Questionadas de como as duas confeiteiras aceitaram o desafio de estar auxiliando na produção do bolo dos 150 anos, ambas relataram que durante o Festival de Cucas, quando foi confeccionada a cuca das Fridas elas ouviram falar da ideia de produzir um bolo para os 150 anos, pois todo o aniversário que se preza precisa ter bolo. “A gente pensou que poderia ajudar e com o convite do Jorge Ferreira para que realmente estivéssemos à frente da produção estamos aqui para fazer a coisa acontecer”.

Ferreira conta que a ideia do bolo surgiu há dois anos quando a equipe da Prefeitura se reuniu para dar várias sugestões do que fazer para comemorar os 150 anos de Timbó. “E destas ideias surgiu a do bolo dos 150 metros que será feito por várias mãos. A produção conta com o envolvimento de pessoas das comunidades Luterana, através das Senhoras da Oase, Católica, da Associação dos Clubes de Caça e Tiro e das Sociedades dos Clubes de Caça e Tiro”, destaca o presidente da CCO ao comentar que estar servindo um bolo de aniversário para a comunidade timboense é uma grande satisfação.

As profissionais observam ainda que a ação de produzir um bolo de 150 metros ficará na história da cidade e de todas as famílias. “Importante a atitude da Secretaria de Educação ao envolver os profissionais que atuam nos núcleos de Educação Infantil, unidades Pré-Escolares e escolas, onde estão os futuros cidadãos de Timbó, para ajudar a servir o bolo”.

A massa 

Fabiana e Sonia contam que foram feitos testes para a produção das massas para ver se daria certo. “Tivemos que adaptar as receitas tanto da massa do pão de ló como também do recheio para chegar na altura do bolo que precisamos. A ideia é que possamos usar uma receita única para que o bolo fique uniforme”.

Foram produzidas na quinta-feira, 430 formas de bolo. Hoje a equipe fará o recheio e no sábado tudo será montado. “Importante registrar que esta ação está acontecendo em razão do aporte financeiro da Acimvi, que repassou um valor do lucro da Expo Feira, realizada em julho em Timbó e também graças ao apoio da Prefeitura, Fundação de Cultura e Turismo, senhoras da Oase da Paróquia Luterana de Timbó, Associação de Clubes de Caça e Tiro juntamente com os clubes e sociedades de Timbó, da Paróquia Santa Terezinha que está cedendo o espaço para a confecção do bolo, da Secretaria de Educação e tantas outras mãos amigas que fazem a diferença. A todos o nosso muito obrigado”, destacam Fabiana e Sonia.

Ingredientes

200 quilos de trigo 

250 quilos de açúcar

16 quilos de emustab

8 quilos de fermento

45 litros de água

320 dúzias de ovos (3.840 unidades)

420 litros de leite

42 quilos de amido

300 litros de chantilly

10 litros de corantes

8 litros de conhaque

5 litros de baunilha

150 quilos de paçoquinha


Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui