Durante o mês de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) marcou presença em uma série de capacitações e atividades voltadas ao aprimoramento técnico em resgates realizados em cânions. As ações ocorreram na cidade de Praia Grande, reconhecida como a Capital dos Cânions, localizada no extremo sul do estado.
Entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, oito bombeiros militares do CBMSC participaram do Curso Básico de Resgate em Cânions, que reuniu profissionais de diversos estados e instituições. Estiveram presentes integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), da Divisão de Operações Aéreas do RS, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), além de canionistas desportivos da Chapada dos Veadeiros (GO) e de Paraty (RJ).
A capacitação — em sua terceira edição no Brasil e segunda realizada em Praia Grande — foi organizada pela Associação de Canionistas da Serra Geral (ACASERG) e ministrada pela RECAM (Rescate en Cañón México), referência internacional na área. O objetivo foi aprimorar habilidades essenciais para o resgate técnico em ambientes de cânions e promover a integração entre equipes brasileiras e estrangeiras. As atividades envolveram instruções teóricas e práticas com simulações de salvamento, utilizando técnicas baseadas na escola francesa de espeleologia.
Na sequência, entre os dias 8 e 10 de outubro, quatro militares da corporação participaram do Curso de Gestão de Resgate em Cânions, que abordou o planejamento, coordenação e execução de operações em terrenos acidentados — cenários que exigem alto nível de especialização e trabalho em equipe.

Encerrando o ciclo de treinamentos, entre os dias 13 e 16 de outubro, os bombeiros participaram do Simulado Internacional de Resgate em Cânions, que reuniu especialistas de diversos países em um exercício conjunto. A atividade reforçou a importância do trabalho integrado e da padronização de protocolos de atendimento em ocorrências de difícil acesso.

Atualmente, o CBMSC conta com 13 militares especialistas nesse tipo de resgate, sendo quatro deles também capacitados para atuar na gestão de operações dessa natureza. Além disso, está em desenvolvimento um plano de ação de emergência para ocorrências em cânions localizados no Parque Nacional Aparados da Serra.
De acordo com o tenente-coronel Fábio Collodel, presidente da Coordenadoria de Salvamento em Altura do CBMSC, “estar capacitado para realizar resgates técnicos em locais remotos é um compromisso com a vida e com a missão de servir”.
Escrito por:
CBMSC | Imprensa
Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695





