Educação Ambiental Gaia Timbó (ProMEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Timbó (SEMED) e a equipe gestora da E.I.E.B Vanhecú Patté, convida a todos para participarem da Campanha do Agasalho e Calçados, em benefício dos estudantes da Escola Indígena de Educação Básica Vanhecú Patté, localizada na Aldeia Bugio, em Doutor Pedrinho.
A aldeia, situada a aproximadamente 960 metros acima do nível do mar, enfrenta invernos rigorosos, com temperaturas baixas e geadas frequentes. Muitas crianças e famílias da comunidade necessitam de ajuda para enfrentar o frio. Sua doação pode levar conforto e calor a quem mais precisa!
O que doar?
- Casacos, blusas de frio, moletons e cobertores em bom estado;
- Calçados (tênis, botas, sapatos) em condições de uso;
- Meias, luvas, toucas e mantas.
De acordo com a coordenadora de Articulação, Desenvolvimento e Aplicação de Conteúdo, professora Carla Groni, as doações podem ser entregues até o dia 21 de maio, na escola. No dia 22 de maio, a equipe da SEMED fará a coleta nas unidades escolares.
“Mãos que ajudam, corações que aquecem: verifique em casa se há roupas ou calçados que não sirvam mais a você, mas que podem servir a outras pessoas, especialmente crianças e adolescentes. Toda ajuda é bem-vinda e necessária!”
Estudantes Vivenciam Cultura Indígena em Saída de Campo
Carla observa que a campanha surgiu após a atividade realizada no final de abril, oportunidade em que estudantes de escolas estaduais e municipais de Timbó participaram de uma enriquecedora saída de campo na Aldeia Bugio, em Doutor Pedrinho. “A ação teve o objetivo de vivenciar a cultura indígena Laklãnõ-Xokleng. Guias indígenas conduziram a atividade, apresentando seus ritos, comidas típicas, língua nativa e sua profunda relação com a natureza”, explica a coordenadora.
A profissional observa que “essa vivência foi fundamental para que os estudantes pudessem se conectar com a história do território do Vale do Itajaí e compreender a importância da cultura indígena.
A atividade é resultado das ações da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que visa promover a igualdade racial no ambiente educacional e superar as desigualdades étnico-raciais e o racismo nas escolas”.
Conforme Carla, “a iniciativa está em consonância com a Lei nº 10.639/2003, alterada pela Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão do ensino sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares.
Para essa saída de campo, foram convidadas todas as escolas de Timbó nas quais há Vereadores Jovens, com o intuito de que estes sejam os replicadores de conhecimentos nas suas respectivas unidades”.
Participaram da atividade estudantes das seguintes escolas: E.E.F. Clara Donner, E.E.F Hugo Roepke, E.E.B Prof. Julios Scheidemantel, E.E.B. Prof. Juvenal Cardoso Zanella, E.E.B. Ruy Barbosa, E.M. Erwin Prade, E.M. Maurício Germer, E.M. Padre Martinho Stein, E.M. Polidoro Santiago, E.M. Prof. Nestor Margarida, E.M. São Roque e E.M. Tiroleses.