Campanha Novembro Azul trabalha a prevenção do câncer de próstata
De 11 a 22 de novembro todos os homens com mais de 40 anos devem comparecer a uma Unidade de Saúde …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
TIMBÓ – Uma parceria firmada entre o Rotary Club Timbó e a Secretaria de Saúde está trabalhando através da Campanha Novembro Azul a prevenção do câncer de próstata para homens de 40 anos ou mais. Segundo o presidente do Rotary Club Timbó, Gilmar Lenzi, neste ano está sendo realizada a primeira edição do Novembro Azul que quer trabalhar a prevenção ao câncer de próstata para homens de 40 anos ou mais.
Lenzi explica que a Campanha que tem como lema: “Não deixe o câncer levar a melhor”, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que mobilizou as Agentes Comunitárias de Saúde, na entrega aos moradores de Timbó orientações sobre a Campanha através de material informativo. “Todos os homens com 40 anos ou mais devem comparecer, entre os dias 11 e 22 de novembro, a uma Unidade de Saúde da Família mais próxima para solicitar de forma gratuita seu exame”, informa o presidente ao afirmar que é muito importante a conscientização dos homens de que a prevenção é a melhor saída para uma doença silenciosa, que mata.
Lenzi também convida as famílias timboenses para participar da palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, que também é parte integrante da programação da Campanha do Novembro Azul, e será realizada no dia 13 de novembro, às 19h30min, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timbó, pelo urologista Luciano Praun. “Estamos convidando as famílias, em especial os homens e suas esposas, pois as mesmas vão fazer a diferença na hora de aconselhar os seus maridos à fazerem o exame de prevenção ao câncer de próstata”, destaca ele.
A Campanha Novembro Azul que teve início no dia 1º de novembro, frisa a importância da prevenção. “No material informativo que está sendo vinculado através das agentes comunitárias de Saúde, outdoor, rádios e jornais, o destaque está nas frases de impacto como estas: levar os netos para estudar; levar a filha para o altar; levar a família para viajar; levar a esposa para jantar; levar o filho para se formar; só se o câncer não te levar. Por isso, o Novembro Azul vem para lembrar a todos os homens que eles devem levar a saúde a sério. Esqueça o orgulho, faça exames de próstata e não deixe o câncer levar seus momentos ao lado daqueles que você ama”, destaca Lenzi ao observar que a estratégia da Campanha é a de focar nas doenças masculinas, sendo que para esta primeira edição do Novembro Azul foi eleito o combate ao câncer de próstata. “Neste ano vamos trabalhar as ações do Novembro Azul focadas na finalidade de incentivar os homens sobre a importância e a necessidade de realizar a prevenção do câncer de próstata, além de alertar que quem tem a doença tem 100% de chances de cura, desde, que seja diagnosticada precocemente”, ressalta.
Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.





