Casan exige novo padrão de abrigos de hidrômetros
Desde outubro de 2015, todas as novas ligações de água ou deslocamento de cavaletes de ramais só …
Bruna Laline Ramos/JMV

TIMBÓ – Desde outubro de 2015, todas as novas ligações de água ou deslocamento de cavaletes de ramais só são autorizados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) mediante instalação do novo modelo padronizado de abrigo de hidrômetros. Essa mudança está valendo desde o ano passado, mas ainda há consumidores com dúvidas, por isso a Assessoria de Imprensa da Casan divulgou uma nota com mais explicações sobre o assunto.
Segundo o gerente de Fiscalização e Medição da Casan, Rodrigo Menezes Moure, “para quem já tem seu hidrômetro instalado, não será necessário adequar para o novo modelo de abrigo”. A medida vale apenas para novas instalações ou deslocamento de cavaletes.
O novo modelo tem compartimento em material plástico (PVC, Polipropileno ou Polietileno) e porta em policarbonato transparente e quadriculada para facilitar a leitura, com sistema para colocação de lacre de proteção resistente, a fim evitar fraudes.
Quando solicitada a instalação do hidrômetro junto a Casan, o usuário recebe as orientações necessárias para instalar o novo abrigo. “O usuário deve construir um nicho no muro externo de sua propriedade e comprar a caixa em lojas que comercializam o produto”, explica o gerente.
O principal objetivo dessa mudança é garantir maior segurança tanto para a empresa quanto para os usuários, considerando que somente a companhia deve ter acesso ao hidrômetro. Segundo Moure, isso evita que qualquer pessoa mal intencionada tenha acesso aos hidrômetros, padroniza o serviço e previne fraudes tanto por parte de usuários como por terceiros.
A medida vale para todos os usuários da Casan, inclusive para os moradores de Indaial, Rodeio, Ascurra e Doutor Pedrinho, que são os municípios da região atendidos pela Companhia.