A Primavera dos Museus é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizado no início da Primavera, em setembro. Criado com o objetivo de fortalecer a relação entre os museus e a sociedade, o evento valoriza o patrimônio cultural brasileiro. Durante a Primavera dos Museus, diversas atividades são organizadas por instituições museológicas em todo o país, atraindo um público diversificado e incentivando a participação comunitária.
Os museus participantes oferecem programações especiais que incluem exposições temporárias, apresentando novos acervos ou explorando temas específicos, além de palestras e seminários. Oficinas e workshops também fazem parte das atrações, proporcionando ao público a oportunidade de aprender mais sobre os temas abordados. As visitas guiadas são um destaque, permitindo que os visitantes tenham uma experiência educativa mais rica e abrangente das exposições.
Neste ano, a 18ª edição da Primavera dos Museus se destaca como uma oportunidade para os museus se conectarem com a comunidade local, aumentando sua visibilidade e reforçando seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento. O evento promove a democratização do acesso à cultura, a valorização do patrimônio histórico e o estímulo à educação e à reflexão sobre importantes questões culturais. Assim, a Primavera dos Museus contribui significativamente para o fortalecimento da relação entre os museus e a sociedade, ressaltando a relevância dessas instituições na promoção da cultura e do conhecimento.
Neste ano, a 18ª Primavera dos Museus tem como tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, com o propósito de tornar os museus mais acessíveis a diversos públicos. Na região, os municípios participantes incluem Timbó, com o Museu da Música, localizado no bairro Dona Clara, e Indaial, com o Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, situado no prédio da antiga Estação Ferroviária da Ferrovia Santa Catarina.
Museu da Música
Inaugurado em 19 de setembro de 2004, o Museu da Música foi idealizado pelo pastor Hans Hermann Ziel, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural. Seu vasto acervo, que conta com mais de 2.000 peças, inclui instrumentos musicais de diversas épocas e países, tanto originais quanto réplicas, além de coleções de gravuras, métodos, partituras, livros, discos e desenhos técnicos. O Museu da Música se tornou um centro de referência por salvaguardar bens de grande interesse local e nacional, sendo o único museu desse porte e acervo no Brasil. Em 2024, o Museu comemora 20 anos de fundação e, entre as ações da Primavera dos Museus, destaca-se a exposição “20 anos de Museu da Música de Timbó”, que teve início em 13 de setembro e ficará aberta até 10 de fevereiro de 2025.
De acordo com a responsável pelo setor de Gestão Documental e Administrativa do Museu, Cleonice Rodrigues Godois Lacerda, “a exposição comemorativa visa celebrar as duas décadas de dedicação à preservação e promoção da cultura musical. A exposição oferece uma oportunidade especial para explorar três pilares fundamentais da nossa história: a construção do Salão Hammermeister, o valioso acervo do Museu e a visão inspiradora do idealizador, pastor Hans Hermann Ziel”.
O Museu está aberto de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. As visitas monitoradas e ações educativas, disponíveis de terça a sexta-feira, devem ser agendadas antecipadamente. O valor do ingresso é de R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada), sendo gratuito para estudantes das escolas básicas de Timbó, professores, idosos acima de 60 anos e crianças com menos de seis anos.
Sarau Musical
Dentro da programação da 18ª Primavera dos Museus, o Museu da Música será palco de um Sarau Musical, promovido pelo Projeto “Cultura no Bairro”. O evento ocorrerá no dia 29 de setembro, domingo, e contará com a participação dos alunos das oficinas de música, que se apresentarão em violão e canto coral pela primeira vez. A programação busca aproximar jovens talentos do público, celebrando a criatividade e a expressão artística.
Além das apresentações, os alunos realizarão uma visita técnica ao Museu, acompanhados pelos professores George Luis Henrique Costa Vitorino (violão) e Aminadab M. de Souza (coral), além da coordenadora do projeto, Ana Paula Darolt. “O Sarau começa às 16 horas e é um evento gratuito e aberto a toda a comunidade”.
Sobre o projeto
Em sua 5ª edição, o Projeto “Cultura no Bairro” é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e atende cerca de 130 alunos em oficinas de música, dança e teatro na comunidade do bairro Estrada das Areias. Atualmente, o projeto conta com o patrocínio das empresas Wanke Eletrodomésticos e Metalúrgica Fey, mas busca novos apoios para dar continuidade ao seu trabalho. Empresários interessados em apoiar o projeto podem entrar em contato com Mirone de Campos pelo telefone (47) 9 9679-8068. “Apoie e prestigie os futuros artistas locais! Participe do Sarau Musical do Projeto Cultura no Bairro e faça parte da 18ª Primavera dos Museus, no dia 29 de setembro, às 16h, no Museu da Música de Timbó”, convidam os profissionais e alunos envolvidos.
Ação Educativa em Indaial
Em Indaial, foi realizada uma ação educativa sobre museus com alunos da Apae, juntamente com ações de acessibilidade no Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva. De acordo com Thiago Campi Sperb, auxiliar de Patrimônio Histórico da Fundação Indaialense de Cultura (FIC), haverá dois momentos de atividades. O primeiro ocorreu no dia 23 de setembro e o segundo será hoje, 27 de setembro. “O tema da 18ª Primavera dos Museus é ‘Museus, Acessibilidade e Inclusão’, e o objetivo da atividade é promover uma reflexão com alunos e professores da Apae sobre os desafios da inclusão e da acessibilidade, além de discutir como tornar o Museu Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva mais acessível e inclusivo para toda a comunidade indaialense. Com essa atividade, podemos identificar as fragilidades e potencialidades para tornar nosso espaço acessível a todas as camadas da população”.
O Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva resgata a nostalgia e o charme das viagens de trem, situado no prédio que abrigava a antiga Estação Ferroviária da Ferrovia Santa Catarina. Inaugurada em 1909, a Estação de Indaial é um exemplo da arquitetura “Art déco”, com telhado cerâmico embutido em platibanda. Nos anos 1940, o edifício original foi demolido para a construção do novo, que foi desativado em 1971 com a supressão do tráfego ferroviário. Atualmente, a edificação abriga o Museu, inaugurado em 20 de março de 2006, em homenagem ao último Agente Ferroviário da Estação Central de Indaial, Silvestre Ernesto da Silva. O acervo do Museu inclui uma rica coleção de fotografias e objetos, como carroça de tração humana, placas de sinalização, dormentes, carregador manual de trilhos, bancos de passageiros e uniformes dos maquinistas.
O Museu atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. Agendamentos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3394-0708.