A Chamada Pública visa selecionar projetos que promovam o uso racional e eficiente da energia elétrica, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
A Celesc vai destinar R$ 15 milhões para apoiar projetos de eficiência energética em todo o estado e realiza, nesta terça-feira, dia 4, às 13h30, o Workshop de lançamento da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2025 (CPP PEE). O evento será híbrido — com participação presencial no Auditório Milan Milasch, na Administração Central da companhia, em Florianópolis, e transmissão online. O objetivo é orientar empresas e instituições sobre o processo de submissão de propostas e promover oportunidades de networking.
A Chamada Pública visa selecionar projetos que promovam o uso racional e eficiente da energia elétrica, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Podem participar indústrias, hospitais, escolas, universidades, instituições beneficentes como as APAEs, órgãos públicos e prefeituras interessadas em modernizar a iluminação pública, além de empresas de serviços em eficiência energética (ESCOs).
Segundo o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, investir em eficiência energética é cuidar do presente e preparar o futuro.
“A cada equipamento ultrapassado que substituímos por um sistema moderno e eficiente, entregamos mais economia, mais segurança e mais sustentabilidade para quem vive e produz em Santa Catarina. Esse programa não é apenas uma exigência regulatória — é uma escolha estratégica da Celesc para garantir desenvolvimento com responsabilidade social e ambiental.”
O foco do programa está na substituição de equipamentos antigos e ineficientes por tecnologias novas, modernas e seguras, promovendo economia de energia, redução de custos e melhoria na qualidade do fornecimento.
De acordo com a gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, Manuela Luz Cardoso, o workshop é uma oportunidade estratégica para quem deseja desenvolver projetos com impacto real na sociedade.
“Esse encontro permite que instituições e empresas compreendam o passo a passo para participar da Chamada Pública e elaborem projetos com maior potencial de aprovação, unindo tecnologia, benefício social e sustentabilidade.”
Os recursos contemplam projetos em diferentes áreas — desde a modernização de processos industriais e sistemas hospitalares até escolas, universidades, iluminação pública em LED e entidades sociais. Além de reduzir o desperdício de energia, essas iniciativas trazem economia financeira, aumentam a vida útil dos sistemas elétricos e contribuem para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.




