Chuvas torrenciais se abateram sobre o município de Benedito Novo, nas noites do dia 29 e 30 de dezembro, causando alagamentos em diversos bairros e localidades, isolando moradores, devido a deslizamentos de encostas e danos diversos em vias públicas. Houveram casos isolados de alagamentos, mas não há registro de desabrigados. O prefeito Jean Grundmann acionou a Defesa Civil e servidores de diversas áreas, para atendimento à população. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também estiveram empenhados nos atendimentos à população.
A Defesa Civil informou que foram registradas mais de 100 mm de chuvas em menos de 48 horas. Foi o suficiente para causar danos severos em algumas localidades, como Ribeirão Zinco, Ribeirão Liberdade, Ribeirão Prochnow, Ribeirão dos Russos, Ribeirão Preto e Ribeirão Branco. A estimativa é que mais de 900 pessoas foram atingidas pela obstrução de vias públicas, ficando ilhadas por várias horas.
A prefeitura mobilizou a Secretarias de Obras e Diretoria de Agricultura, em uma operação de emergência para restabelecer os acessos e recuperar os danos em vias públicas, especialmente no interior. A prioridade foi abrir os acessos, interrompidos por deslizamentos de encostas (queda de barreiras) e os trabalhos prosseguem na recuperação das vias danificadas pela erosão das pistas.
O prefeito Jean Grundmann disse que o restabelecimento dos acessos e atendimento geral da população foi possível graças ao empenho de servidores públicos, que abriram mão de suas merecidas férias, retornando ao trabalho de forma emergencial. Jean agradeceu o empenho da equipe da prefeitura e todos os cidadãos que colaboraram para retomar a situação de normalidade.
A prefeitura prossegue de plantão, devido a previsão de novas chuvas para as próximas horas, segundo alertas da Defesa Civil estadual. Qualquer ocorrência deve ser comunicada à Defesa Civil, através dos telefones 199 e 193.




