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quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

CNC se alia ao Instituto Aupaba e lança campanha ‘Turismo Responsável: Preservar Hoje, para Aproveitar Sempre’

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Alta temporada do turismo corresponde a 44% do faturamento do setor; iniciativa busca minimizar impactos ambientais e sociais do período

Com a previsão de movimentar cerca de R$ 157 bilhões e gerar 76,5 mil vagas temporárias até o fim de fevereiro, a alta temporada de 2025 traz consigo a oportunidade e o desafio da preservação da natureza e do respeito às tradições locais. Sabendo disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), através de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), lança a campanha “Turismo Responsável: Preservar Hoje, para Aproveitar Sempre” em parceria com o Instituto Aupaba.

O momento para tal debate não poderia ser mais emblemático, visto que este ano o Brasil e a Região Amazônica ocupam a vitrine das discussões mundiais com a realização da COP-30 em Belém, em novembro.

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“O turismo é uma força vital para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A campanha ‘Turismo Responsável’ reafirma o compromisso da CNC em promover um setor que prospere de forma sustentável e gere benefícios para todos,” afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

O que é turismo responsável?

O turismo responsável vai além de evitar danos, propondo um impacto positivo nos destinos. Isso inclui a valorização da cultura local, bem como de produtores e artesãos, a redução da geração de resíduos e fomento à economia circular. Pequenas ações, como privilegiar os negócios locais, economizar recursos e praticar o consumo consciente, transformam a experiência turística e beneficiam comunidades inteiras.

Ao estimular a reflexão do papel de turistas, empresários e comunidades locais rumo a este objetivo, a iniciativa procura minimizar os impactos ambientais e sociais do maior fluxo de visitantes nos destinos, fortalecendo a economia local e protegendo o patrimônio natural e cultural. O período da alta temporada concentra cerca de 44% da receita anual do setor e os recordes de visitação.

A campanha disponibiliza dicas práticas, facilitando o aprendizado e a propagação de informações confiáveis, além da conscientização e mudança de comportamento. “Cada escolha no turismo tem o poder de moldar o futuro dos destinos. Praticar o turismo responsável é cuidar do meio ambiente, apoiar a economia local e preservar o que torna cada lugar único”, ressalta Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.

Engajamento nas Redes Sociais

A campanha aposta em uma abordagem multicanal, com conteúdos educativos e interativos nas redes sociais da CNC, Cetur e Instituto Aupaba. Com hashtags como #TurismoResponsável e #ViajeComConsciencia, o público será convidado a compartilhar suas boas práticas e experiências, criando uma rede de conscientização coletiva. As Federações do Comércio (Fecomércio) vão fortalecer a campanha e repercutir o tema nos Estados e no Distrito Federal.

Para o diretor da CNC responsável pelo Cetur, Alexandre Sampaio, o turismo deve promover uma relação harmônica entre visitantes, comunidades e o meio ambiente. ‘Nosso objetivo é criar um movimento que inspire ações conscientes e impacte positivamente os destinos turísticos, garantindo um legado de sustentabilidade e inclusão para as futuras gerações,’ afirma Sampaio.

Impactos Positivos para as comunidades locais

Entre os benefícios, o turismo responsável ajuda a gerar empregos, fomenta o empreendedorismo e preserva tradições. Dados da CNC destacam que setores como alimentação, transporte e hospedagem devem liderar as contratações nesta temporada, beneficiando diretamente os moradores dos destinos turísticos.

Nas redes

Para mais informações sobre a campanha e dicas de turismo responsável, acesse as redes sociais da CNC, Cetur e Instituto Aupaba. Participe e faça parte dessa transformação.

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