O maior encontro cervejeiro do país está a três meses de acontecer. O Festival Brasileiro da Cerveja será realizado de 12 a 15 de março de 2025, em Blumenau (SC), e contará com uma programação composta por seis eventos voltados para visitantes, profissionais e interessados em negócios no setor.
Uma das maiores novidades do ano é a mudança no formato do Festival Brasileiro da Cerveja, que terá a participação de 250 cervejarias de todas as regiões do país e funcionará no modelo de degustação livre: ao adquirir o ingresso, o visitante poderá provar qualquer um dos rótulos disponíveis sem custo adicional. “Este modelo foi pensado para viabilizar a realização de um evento que proporcionasse a experiência de vivenciar a diversidade cervejeira nacional em toda a sua amplitude”, comenta Carlo Bressiani, um dos organizadores.
Cada cervejaria poderá apresentar até quatro rótulos, totalizando mil cervejas diferentes. Além disso, cada estande contará com a presença do próprio cervejeiro. Os estandes serão padronizados, e o foco estará na bebida. “Desenvolvemos um formato que é viável para as cervejarias e inédito para o consumidor”, acrescenta Bressiani.
Para aqueles que preferem combinar cerveja, música e gastronomia, um novo evento estreia na programação de 2025: a Festa Brasileira da Cerveja. Serão 30 cervejarias oferecendo mais de 200 rótulos diferentes, pratos elaborados por restaurantes locais e apresentações musicais diárias. O ingresso será no formato solidário, com um valor acessível de R$ 30,00, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
Circuito Cervejeiro: para viver a Capital Brasileira da Cerveja
Outra novidade deste ano é a criação de uma agenda especial de programações no Vale da Cerveja, que oferecerá aos visitantes experiências adicionais fora dos horários do evento. A programação incluirá cursos, confrarias, produções colaborativas entre cervejarias e estabelecimentos locais com produtos exclusivos para o período, reuniões setoriais e lançamentos de livros, entre outras atividades.
“Estamos na Capital Brasileira da Cerveja, no Vale da Cerveja. Os visitantes poderão vivenciar a relação próxima da região com a bebida, além dos eventos no Parque Vila Germânica, onde acontece o festival”, explica Bressiani.
Todas as informações sobre ingressos e outras atividades estão disponíveis no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.
Vila decorada pela primeira vez
Pela primeira vez, a área externa do Parque Vila Germânica receberá uma decoração temática alusiva ao Festival Brasileiro da Cerveja. A partir de fevereiro, o complexo estará todo decorado para o evento.
Além do Festival Brasileiro da Cerveja, da Festa Brasileira da Cerveja e do Circuito Cervejeiro, o evento inclui outras programações:
- Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira: de 12 a 14 de março, com expositores de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado.
- Concurso Brasileiro de Cervejas: de 9 a 11 de março, com especialistas brasileiros e estrangeiros avaliando e premiando os melhores rótulos nacionais.
- Seminário Técnico Internacional de Cervejas: voltado à disseminação de informações técnicas sobre o produto e o mercado.
O Festival Brasileiro da Cerveja é organizado pela Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Todas as informações estão disponíveis nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site oficial.