Ao investir no desenvolvimento profissional dos educadores, a região de Timbó pavimenta o caminho para um futuro mais promissor para seus alunos e para a sociedade como um todo. Com essa premissa, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Timbó promoveu um evento voltado para as equipes das 25 escolas, contando com a presença de gestores, assessores, Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs), especialistas, Assistentes Educacionais (AEs) e equipe CRE.
O evento, que aconteceu no dia 22 de janeiro no auditório da Escola de Educação Básica Giovani Trentini, na cidade de Rio dos Cedros, teve como objetivo realizar a abertura do ano letivo para as equipes administrativas e pedagógicas das unidades escolares.
A tarde iniciou com a participação das alunas Estela Berri Kannenberg, no vocal, e Julia Demarchi, no violino, recepcionando as equipes escolares. Na sequência, o Grupo de Dança Andreia Mendes fez duas apresentações. Após as apresentações, a secretária adjunta da Educação do Estado de Santa Catarina, Patrícia Lurders, fez uso da palavra, desejando um bom retorno para todas as equipes escolares e reforçando a importância do trabalho que cada um desempenha em sua unidade escolar.
Na sequência, a psicóloga, escritora e idealizadora da Missão Teen e CEO da Escola de Educação Emocional Empreendedora Teen Mentors desde 2015, Patrícia Estrela, ministrou uma palestra intitulada “Nasci para Brilhar”. A palestra teve como tema central a saúde mental e emocional dos participantes.
Em nota, o coordenador regional de Educação, Renato Liberato Dallabona, afirma que: “o momento foi planejado com muito carinho para enaltecer o quão importantes esses profissionais são no ambiente escolar, e principalmente para reforçar o sentimento de pertencimento junto a suas equipes”.
Dallabona informa ainda que, nesta semana, as unidades escolares acolheram e receberam os professores para iniciar o planejamento do ano letivo. “A coordenadoria promoveu, no dia 4 de fevereiro, oficinas em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb). A formação ocorreu como contrapartida do programa Universidade Gratuita e atendeu os professores dos sete municípios de abrangência da Coordenadoria Regional de Timbó, divididos por áreas do conhecimento em dois polos: no Cedup – Timbó, no período matutino, e na Escola de Educação Básica Frederico Hardt, em Indaial”.
Em entrevista, a professora de Educação Física da Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, Karine Constantino, afirma que: “Iniciar o ano letivo com uma recepção calorosa e com a preocupação de organizar um momento de aprendizagem como está sendo a formação continuada, nos mostra a valorização do nosso trabalho como professor. Na formação por áreas do conhecimento, pudemos ter clareza de como incentivar e estimular o nosso aluno a ser protagonista, com o professor como mediador e norteador do conhecimento. Um debate importante sobre o rumo da escola na atualidade”.