Os municípios de Timbó e Indaial recebem ações voltadas para a dança e o folclore com o projeto ‘Folcloreando’. O evento inclui apresentações do Grupo Folclórico Germânia Blumenau, que traz curiosidades sobre a cultura alemã, como indumentária, repertório de danças, músicas e histórias.
Em Timbó, as ações ocorrerão no dia 30 de novembro, às 16h, no Pavilhão de Eventos Henry Paul. Já em Indaial, o evento será no dia 13 de dezembro, às 19h, na sede da Fundação Indaialense de Cultura (FIC). Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
O coordenador artístico e proponente do projeto, Gilberto Freitas, explica que o Grupo Folclórico Germânia foi fundado em 1988, com sede na Sociedade Recreativa Cultural Fortaleza, em Blumenau, e busca preservar a cultura dos imigrantes alemães na região. “Nossa missão é realizar apresentações e eventos para desenvolver o setor e promover as artes populares, com foco na dança folclórica. A circulação por essas cidades é uma forma de celebrar os 35 anos do grupo, que atua nos bairros Fortaleza e Tribess, impactando diretamente a comunidade como principal agente de preservação cultural dos primeiros colonizadores de Blumenau”, destaca Freitas.
O presidente do grupo, Lucas Schmitz, acrescenta que também haverá apresentações em Luiz Alves, no dia 23 de novembro, e em Gaspar, no dia 1º de dezembro. “Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos com as comunidades de Luiz Alves e Gaspar, que não possuem grupos de dança folclórica alemã. Já em Timbó e Indaial, queremos fortalecer laços e divulgar nosso trabalho”, explica.
As apresentações contarão com até 20 dançarinos, divididos nas categorias Adulto e Master, e terão como objetivo levar ao público curiosidades sobre a indumentária e o repertório de danças, contribuindo para a formação de público e apresentando um pouco da diversidade das expressões artísticas brasileiras. “A confecção de novos figurinos para a circulação enriquece o trabalho e permite o aperfeiçoamento dos espetáculos coreográficos”, complementa Schmitz.
Para essa turnê, foram produzidos novos figurinos inspirados na região de Hessen, na Alemanha, cuidadosamente planejados por Gilberto Freitas com a supervisão de Jane Liesenberg, folclorista com 30 anos de experiência em trajes típicos.
O projeto cultural “Folcloreando” é financiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Rede Cooper e da Centraco Correias. Como contrapartida, o grupo realizará duas apresentações em asilos de Blumenau, buscando proporcionar o contato com a música e a dança tradicionais, reavivando a memória cultural dos idosos e promovendo um momento de troca e experiências com o público que, devido à mobilidade reduzida, tem poucas oportunidades de participar de eventos.