20.3 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Dengue: casos acendem alerta em SC

Data:

Dengue: casos acendem alerta em SC

Clarice Graupe Daronco

Foto: Divulgação

Após a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) divulgar a relação dos municípios infestados com o mosquito da dengue, o estado acendeu o alerta para os casos da doença. De acordo com o órgão, nos três primeiros meses de 2022 houve um aumento de 10,2% no número de casos. Somente no Vale do Itajaí foram registrados 2.543 focos da doença.

Segundo informações no ano de 2021, o estado de Santa Catarina registrou o maior número de casos de dengue no acompanhamento da doença, desde o registro dos primeiros casos, que ocorreu no ano de 2011. Quatro municípios registraram transmissão em nível epidêmico e foram confirmados sete óbitos pela doença. Assim, é necessário que a população entenda que o mosquito Aedes aegypti está presente em muitos municípios catarinenses, incluindo Timbó.

- Publicidade -

Em Timbó, de acordo com informações da Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2020 foram 11 focos, em 2021 foram 55 focos e em 2022 até 30 de março já são 42 focos, nos seguintes bairros: dois focos no bairro Pomeranos, 11 focos no bairro das Capitais, 11 focos no bairro dos Estados, dois focos no bairro das Nações, nove focos no bairro Centro, quatro focos no bairro Fritz Lorenz e três focos no bairro Imigrantes.

A coordenação ressalta que “buscando zelar pelo cumprimento das disposições normativas com relação ao controle do Aedes aegypti, em específico a Lei Estadual nº 18024 de 26/10/2020, que estabelece normas para evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores – febre amarela (Aedes albopictus) e dengue (Aedes aegypti) no estado de Santa Catarina, solicitamos ajuda para que toda a sociedade se mobilize para adotar todas as medidas preventivas necessárias nos imóveis de sua responsabilidade”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui