A Diocese de Blumenau anunciou algumas mudanças em suas paróquias. De acordo com o setor de comunicação da Diocese, em reunião realizada no dia 15 de outubro, na Igreja Matriz São Ludgero, em Pomerode, o bispo diocesano, Dom Rafael Biernaski, comunicou a transferência de sacerdotes. O atual pároco da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Rio dos Cedros, padre Fernando Steffens, será o novo pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, no bairro Tribess, em Blumenau. Sua posse está marcada para o dia 2 de novembro, às 19h, em celebração presidida por Dom Rafael.
Já o padre Jairson José Kienen, que atualmente é pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, assumirá a Paróquia de Rio dos Cedros. Sua instalação será no dia 25 de outubro, às 19h30min, também em missa presidida pelo bispo.
Em nota, padre Steffens expressou sua gratidão à comunidade de Rio dos Cedros: “Minha gratidão e meu carinho a todo o povo riocedrense”. A comunidade manifesta seus sentimentos nas redes sociais. Hercilia Menestrina comentou: “Não pode ser verdade que nosso querido padre Fernando vai embora. Vai deixar muitas saudades.” Eliane Krevonis Mengarda acrescentou: “É o bispo quem manda. Que Deus abençoe os padres em seus novos caminhos.” Joanita M. Trisotto Nolli também destacou: “Padre muito querido, vai deixar saudades.”
O responsável pelo setor de comunicação da Diocese de Blumenau, padre Raul Kestring, ressaltou: “Após quatro anos e meio de serviço pastoral em Rio dos Cedros, padre Fernando deixa um legado de pregação, reformas na Igreja Matriz e dedicação às crianças, jovens, adultos, idosos e enfermos, construindo laços entre as comunidades.”
Padre Raul também comentou sobre a chegada do novo pároco: “Padre Jairson é bem conhecido em Rio dos Cedros, tendo atuado como vigário paroquial há dez anos, sob a liderança do padre Roberto Carlos Cattoni. Com seu lema ‘Estou entre vós como aquele que serve’ (Lucas 22,27), padre Jairson chega com a expectativa de continuar seu serviço pastoral com a colaboração de sua nova comunidade.”
A transferência de sacerdotes reflete o caráter missionário da Igreja, na qual padres, diáconos e leigos são chamados a cumprir sua missão. Como o profeta Isaías, todos são convidados a dizer: “Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim” (Isaías 6,8).