Ecoponto está de portas abertas
Estrutura localizada no bairro dos Estados, em Timbó, foi inaugurada na sexta-feira, dia 22 …
Bruna Laline Ramos / JMV

TIMBÓ – Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Samae de Timbó entregou para a comunidade o primeiro Ecoponto do Médio Vale do Itajaí, instalado na rua Rio Grande, no bairro dos Estados. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Jorge Krüger, vice-prefeito Marcelo Ferrari, diretor-presidente do Samae Waldemar Gebauer, representante do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi,) Allan Stark, vereadores, secretários e servidores municipais e comunidade em geral.
A estrutura, que é uma novidade para a região, foi baseada no projeto desenvolvido pelo Cimvi, que visa instalar Ecopontos em pelo menos 10 municípios consorciados. “Timbó está de parabéns pelo pioneirismo com a instalação do Ecoponto, onde a comunidade pode fazer diretamente e de forma correta o descarte de materiais”, comenta o gestor de Serviços do CIMVI, Allan Stark.
Segundo o diretor-presidente do Samae, Waldemar Gebauer, a inauguração do Ecoponto é um dia histórico para Timbó. “A comunidade agora tem um local adequado para descarte de materiais, porém, o serviço de recolhimento nas residências ainda vai continuar existindo, mediante agendamento com o Aterro Sanitário, para as famílias que não têm condições de trazer os materiais até o Ecoponto”, explica.
“Nada mais justo do que na data em que comemoramos o Dia Mundial da Água, entregarmos este importante instrumento facilitador para que as pessoas tenham a consciência e responsabilidade de conservar o meio-ambiente. Afinal, esta é uma responsabilidade de todos”, destaca o prefeito Jorge Krüger.
Segundo o diretor de Operações, Manutenção e Expansão do Samae de Timbó, Diego Zatelli, o Ecoponto de Timbó foi orçado em aproximadamente R$ 200 mil e os recursos utilizados na obra são próprios do Samae, através de valores arrecadados com a cobrança da taxa de lixo. “Este é o primeiro Ecoponto de Timbó e de toda a região. Dependendo da necessidade e da aceitação da população, mais Ecopontos poderão vir a ser instalados em outros bairros do município”, comenta.
Zatelli complementa dizendo que “o objetivo do Samae é disponibilizar à população um espaço para que possa ser feita a entrega de materiais recicláveis e móveis para descarte ou reuso”. No Ecoponto de Timbó, além do container para depósito dos materiais, terá um escritório para realizar atendimento à população. O espaço é todo cercado, com portão e funcionará de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 14 às 17h, e aos sábados das 8 às 12h.
O projeto do Ecoponto trata-se de um container, sendo que a estratégia é estimular a entrega voluntária e gratuita, bem como a correta destinação de resíduos de utilidade reversa, como resíduos de informática, telefonia, eletrodomésticos, móveis, vidros, óleo de cozinha, dentre outros. A ideia desenvolvida pelo Cimvi terá como participantes, neste primeiro momento, os municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Luiz Alves, Massaranduba, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, onde cada cidade instalará pelo menos um Ecoponto, conforme for a demanda.
No Ecoponto de Timbó serão recebidos materiais como: óleo de cozinha (em garrafa PET bem fechada), equipamentos de informática, móveis, eletrodomésticos, vidros (garrafas, frascos), metal (latas, lacres), plástico (garrafas, sacos, embalagens) e papel (embalagens, papelão, jornais, revistas), sendo que todos os materiais recicláveis devem estar limpos e secos.