A Associação Empresarial do Médio Vale do Itajaí (Acimvi) e a Associação Empresarial de Indaial (Acidi) manifestaram, em carta direcionada à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, forte indignação e preocupação com as condições precárias do acesso da rodovia Augusto Hasse à BR-470, na ligação entre Timbó e Indaial, próximo ao Fort Atacadista.
As entidades, que representam a classe empresarial de Timbó, Indaial e cidades vizinhas, destacam que a situação se agravou após recentes obras da Casan de Indaial, realizadas para atender à duplicação da BR-470 e à construção do acesso ao túnel de Indaial. As intervenções deixaram buracos que impactaram negativamente o trânsito, já antes problemático.
“O tempo de deslocamento entre Timbó e Indaial aumentou em aproximadamente 40 minutos”, afirmam as associações na carta. A região é um importante corredor econômico, utilizado diariamente por milhares de veículos para fins econômicos, de trabalho, saúde, educação e para a movimentação da economia local.
Diante do quadro, a Acimvi e a Acidi solicitam ao DNIT melhorias urgentes no local, que garantam a fluidez do trânsito até a conclusão definitiva do projeto de acesso à BR-470. As entidades se colocaram à disposição para eventuais esclarecimentos, reiterando a importância de uma resposta rápida para minimizar os impactos negativos na economia e no dia a dia da população.