Informar e sensibilizar estudantes, pais e responsáveis sobre os impactos psicológicos, sociais e legais dessas formas de violência, criando um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Este foi o objetivo da Secretaria de Educação de Rio dos Cedros ao realizar, em parceria com a equipe psicossocial da rede de ensino, ações de conscientização sobre bullying e cyberbullying.
As ações aconteceram nas escolas municipais, Prefeito João Floriani e Expedicionário Servino Mengarda, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano. A programação incluiu palestras com especialistas abordando o tema sob diferentes perspectivas.
Entre os palestrantes, destacou-se o professor Pedro Paulo Baruffi, doutorando em Educação, que falou sobre as consequências psicológicas do cyberbullying, destacando como essa prática pode afetar a saúde mental dos adolescentes, gerando problemas emocionais que frequentemente se manifestam fisicamente. Ele orientou os alunos sobre como reagir caso sejam vítimas ou testemunhas de violência digital.
Já a Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Timbó, por meio do projeto “OAB Vai à Escola”, discutiu o bullying e o cyberbullying sob a ótica jurídica. Temas como privacidade na internet, responsabilidade por divulgação de informações e penalidades legais foram abordados, enfatizando a importância do uso responsável das redes sociais.
A ação também oportunizou aos pais e responsáveis a participação em uma palestra que os orientou sobre como agir caso seus filhos sejam vítimas de bullying ou cyberbullying. O encontro destacou a responsabilidade legal dos pais sobre os atos de seus filhos na internet, enfatizando o diálogo e a supervisão contínuos. Estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini também participaram, demonstrando a relevância do tema para todas as faixas etárias.
Reflexões e depoimentos
Em nota, a assistente social educacional da Secretaria de Educação de Rio dos Cedros, Janete Cipriani, destacou que o tema reflete problemas reais enfrentados pelas escolas e pela sociedade. “Bullying e cyberbullying são questões concretas que impactam diretamente o ambiente escolar e o desenvolvimento dos alunos. Iniciativas como está são fundamentais para promover a inclusão e construir uma sociedade mais empática e respeitosa”.
A psicóloga educacional da Secretaria de Educação, Bruna M. Haverroth, reforçou a importância de ações como essas. “O bullying e o cyberbullying afetam profundamente o desenvolvimento emocional e social dos adolescentes. Meu papel como psicóloga é promover o reconhecimento, a compreensão e a expressão de emoções, além de estimular estratégias de enfrentamento para criar um ambiente mais saudável”.
Já a secretária de Educação, Joanita Odorizzi Grande, reafirmou o compromisso do município em atender as demandas da comunidade escolar. “Esta iniciativa reforça a importância de ações integradas para enfrentar os desafios do bullying e cyberbullying, promovendo um ambiente educativo mais saudável e seguro. Assim, família e escola precisam trabalhar juntas para criar um ambiente respeitoso e acolhedor para todos”, concluiu.