Espera excessiva em filas nos bancos
Agências bancárias que não cumprem a Lei
estão na mira do Procon de Timbó …
BRUNA LALINE RAMOS/JMV

TIMBÓ – Devido ao aumento no número de reclamações sobre o tempo de espera em filas nos bancos do município de Timbó, o Procon enviou nesta semana um ofício às agências bancárias do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC e Caixa Econômica Federal, orientando-as sobre a obrigatoriedade do cumprimento da Lei Municipal nº 2510/2011 e do Decreto 2373/2011.
A referida Lei trata do tempo de espera em filas nos bancos, a disponibilidade de equipamento eletrônico ou capaz de gerar bilhete de senha e da disposição de cadeiras para acomodação dos clientes, que visa minimizar os prejuízos aos consumidores, que hoje, por exemplo, chegam a ficar mais de uma hora e meia nas filas.
Segundo o coordenador-geral do Procon de Timbó, Sérgio Barreto, “na semana passada um consumidor ficou 1h31min em uma fila de espera de um banco privado da cidade, o que, certamente, é lamentável”.
Ele complementa dizendo que é preciso dar destaque a esses casos e exigir das agências bancárias o cumprimento da Lei. Caso não haja melhora na situação, o Procon entrará com uma medida cautelar, visando suspender as atividades do banco por até cinco dias, conforme a legislação em vigor.
Ainda de acordo com Sérgio Barreto, nas próximas semanas o Procon de fará uma auditoria in loco nos bancos, para verificar se estão cumprindo a Lei.
Pela lei, é considerado “tempo razoável” em fila de espera nos bancos de Timbó até 15 minutos em dias normais e até 20 minutos em dias considerados críticos – que são o quinto e sexto dias úteis do mês, dia 10 ou primeiro dia útil após o dia 10, dias 15 e 20, último dia útil do mês e primeiro dia útil após feriados.
Os consumidores devem procurar o Procon de Timbó sempre que forem vítimas de espera excessiva nos bancos.
Para obter mais informações, entre em contato com o Procon pelo telefone (47) 3399-0574 ou vá pessoalmente conversar com os agentes do órgão, na sala que fica no prédio nos fundos da Prefeitura.




