“Fazer o bem sem olhar a quem”. Essa frase é levada ao pé da letra por um grupo de voluntários de Timbó e região que, há 10 anos, realiza uma ação voluntária denominada Mãos que se Ajudam.
A redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrevistou a idealizadora do grupo, Vanderleia de Souza Cordeiro, para conhecer um pouco mais sobre o projeto e o evento realizado anualmente no mês de outubro.
Vanderleia conta como o projeto nasceu: “O projeto surgiu no meu coração há 10 anos, quando estava passando por uma profunda depressão devido a uma queda de uma escada de aproximadamente seis metros de altura. Nessa queda, fraturei gravemente meu calcanhar direito e hoje uso prótese devido à amputação do pé direito. Após esse acidente e tudo que aconteceu na minha vida, consegui me reerguer através do projeto Mãos que se Ajudam. Foi um grande remédio para mim.”
Segundo Vanderleia, “inicialmente, o objetivo era auxiliar famílias necessitadas, arrecadando alimentos, roupas e calçados.
Paralelamente, os voluntários começaram a realizar um evento de rua em prol das crianças carentes. Esse evento começou na garagem de nossa casa, sem grandes expectativas, mas a solidariedade da comunidade nos surpreendeu. Recebemos muitas doações e, desde então, o evento só tem crescido.”
Atualmente, o grupo é composto por 10 voluntários: além de Vanderleia, fazem parte Joyce Fabiana Neitzel Uecker, Edilson Uecker, Arlete Cardoso, Marilene Uecker, Heribert Uecker (Brude), Liliana Prata, Veridiana Cordeiro, Márcio de Liz e Jucineia Cordeiro.
O evento
Todo dia 12 de outubro, a partir das 13h, na rua Gottfried Heimann, divisa entre os municípios de Rodeio e Timbó, é oferecida às crianças uma tarde muito divertida.
Por ser um evento solidário, ele é aberto para crianças de toda a região. Vanderleia confidenciou que recebe entre 100 e 150 crianças de Timbó, Rodeio, Indaial, Benedito Novo e Rio dos Cedros.
No dia, são realizadas dinâmicas entre pais e filhos, além de distribuição de brindes, brinquedos e várias guloseimas como bolos, pipocas, algodão-doce, sorvete, refrigerante, balas e pirulitos. Tudo é fruto de doações.
Para que toda essa magia aconteça, é essencial a doação e a solidariedade da comunidade. Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro ou com brinquedos, guloseimas e salgados oferecidos no dia. Informações: 9 9927-9842 (Vanderleia).